Skip navigation
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio2.unb.br/jspui/handle/10482/9058
Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2010_MilenySantos.pdf4,14 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir
Título: Análise da execução de obras e serviços de engenharia no âmbito das empresas públicas, considerando as etapas de projeto, licitação e fiscalização - estudo de caso no Banco do Brasil
Outros títulos: Analysis of engineering sites and service execution regarding the following stages, project, tendering, and supervising - case study at Banco do Brasil
Autor(es): Santos, Mileny
Orientador(es): Nepomuceno, Antônio Alberto
Assunto: Engenharia civil
Licitação pública
Data de publicação: 14-Jul-2011
Referência: SANTOS, Mileny. Análise da execução de obras e serviços de engenharia no âmbito das empresas públicas, considerando as etapas de projeto, licitação e fiscalização: estudo de caso no Banco do Brasil. 2010, 248 f., il. Dissertação (Mestrado em Estruturas de construção civil)-Universidade de Brasília, Brasília, 2010.
Resumo: No Brasil, as empresas públicas têm de contratar obrigatoriamente suas obras e serviços de engenharia através de processos licitatórios, excetuando-se os casos de dispensa e inexigibilidade. Face à Lei de Licitações ter-se estabelecido a regra geral da contratação pelo menor preço, evidencia-se muitas vezes a necessidade de que sejam elucidados aspectos pertinentes aos processos de gestão e execução de obras e serviços de engenharia. O presente trabalho propõe-se a uma abordagem exploratória e reflexiva do referido processo, a partir das obras e serviços contratados por empresas públicas, desde a elaboração de projetos até o recebimento definitivo. Pesquisa exploratória foi aplicada ao universo de profissionais - engenheiros e arquitetos - do Banco do Brasil S.A., abordando questões relativas à qualidade, às situações vivenciadas e dificuldades relevantes no processo, considerando as fases de projeto, contratação de obras e serviços de engenharia e o exercício da fiscalização de obras contratadas pela empresa, nas várias regiões do país. A metodologia de pesquisa adotada, utilizando questionário aberto, com o suporte do software Qualiquantsoft e produção do correspondente Discurso do Sujeito Coletivo - DSC - possibilitou captar o pensamento coletivo dos profissionais, em sua essência qualitativa, a partir de depoimentos individuais, cujos resultados reportam às dificuldades do processo de gestão e execução de obras públicas, em consonância com o parecer de renomados autores.
Informações adicionais: Dissertação (mestrado)—Universidade de Brasília, Departamento de Engenharia Civil e Ambiental, 2010.
Aparece nas coleções:Teses, dissertações e produtos pós-doutorado

Mostrar registro completo do item Visualizar estatísticas



Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.