Skip navigation
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio2.unb.br/jspui/handle/10482/9173
Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
ARTIGO_LiteraturaSociedadeDesconexoes.pdf123,04 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir
Título: Literatura e sociedade : (des)conexões contemporâneas
Autor(es): Tinoco, Robson Coelho
Assunto: Sociedade
Leitura
Conscientização
Data de publicação: 2006
Referência: TINOCO, Robson Coelho. Literatura e sociedade: (des)conexões contemporâneas. Cerrados (UnB), v. 15, n. 22, p. 203-215, 2006.
Resumo: Este artigo se propõe a considerar a leitura-ensino de literatura sob a óptica de novos processos de conhecimento em um mundo de base inter-informacional. Para tanto, avalia o atual papel do professor de literatura -da área de Humanas - e sua inserção na sociedade como indivíduo consciente de suas atribuições, funções, limites. Integrado a esse processo, avalia, ainda, a eficácia do computador como ferramenta que pode ser usada em favor de uma leitura mais eficiente e crítica de textos literários - tanto canónicos quanto os ainda chamados marginais. Com foco analítico na distinção contemporânea desses textos (canónicos e não) - produzidos na América Latina, e no Brasil em especial - é importante entender que tais textos, visam a algo maior e de maior duração do que um simples engajamento social imediato. Nesse sentido, são reflexos de necessidades individuais e coletivas - características de cada país - e se compõem pela representação dialógica de informações de base ético-estética: pensadas e construídas a partir de necessidades individuais, são criadas como tipo de expressão socioartistica de uma intenção coletiva. Deve-se entender, sobretudo, que tal leitura - positiva ou negativa - é melhor apreendida ao se considerarem conceitos como os de Mikhail Bakhtin. Para o autor, a óptica dialógica de uma construção literária se marca pela intersecção de circunstâncias históricas (locais, nacionais, regionais) em que é produzida - para Bakhtin, "a grande temporalidade " -, além do próprio conteúdo ficcional apresentado como artefato artístico construído. _________________________________________________________________________________ ABSTRACT
This paper intends to consider to I reading-teach of literature under the optical of new knowledge processes in a world of base inter-informational. For so much, it evaluates the literature teacher s current paper - of the area of Human - and her insert in the society as individual conscious of their attributions, functions, limits. Integrated into that process, it evaluates, still, the effectiveness of the computer as tool that can be used in favor of a more efficient reading and critic of literary texts - so much canonical as the still marginal calls. With analytical focus in the contemporary distinction of those texts (canonical and no) - produced in Latin America, and in Brazil especially - it is important to understand that such texts, according to Leyla Perrone-Moisés, they seek something larger and of larger duration than a simple immediate social engagement. In that sense, they are reflexes of individual and collective needs - characteristics of each country - and they are composed by the dialogical representation of information of base ethical- aesthetics: thought and built starting from individual needs, they are created as type of expression socioartistic of a collective intention Retaking the mentioned distinction should understand each other, above all, that such reading - positive or negative - it is apprehended better to the if they consider concepts as the one of Mikhail Bakhtin. For the author, the dialogical optical of a literary construction it is marked by the intersection of historical circumstances (places, national, regional) in that it is produced - for Bakhtin, "the great temporality" - , besides the own content fictional presented as built artistic workmanship.
Aparece nas coleções:Artigos publicados em periódicos e afins

Mostrar registro completo do item Visualizar estatísticas



Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.