http://repositorio.unb.br/handle/10482/9207
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
ARTIGO_EpistemologiaJohnDewey.pdf | 171,93 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Título: | A epistemologia de John Dewey e o letramento informacional |
Outros títulos: | The John Dewey‘s epistemology and informational literacy |
Autor(es): | Gasque, Kelley Cristine Gonçalves Dias Cunha, Marcus Vinícius da |
Assunto: | Aprendizagem Recuperação da informação Dewey, John, 1859-1952 Letramento informacional Reflexão (Filosofia) |
Data de publicação: | Mai-2010 |
Referência: | GASQUE, Kelley Cristine Gonçalves Dias; CUNHA, Marcus Vinícius. A epistemologia de John Dewey e o letramento informacional. TransInformação, Campinas, v. 22, n. 2, p. 139-146, maio/ago., 2010. Disponível em: <http://revistas.puc-campinas.edu.br/transinfo/viewissue.php?id=25>. Acesso em: 31 ago. 2011. |
Resumo: | Este artigo discute o conceito de ‘pensamento reflexivo’ a partir da contextualização do legado intelectual de John Dewey. A reflexão se insere como elemento fundamental para a construção das competências necessárias à busca e ao uso da informação e, consequentemente, para o desenvolvimento pessoal e coletivo. Como o hábito de pensar reflexivamente no processo de letramento informacional é uma forma de aprender, igualmente algumas questões do ensino-aprendizagem são debatidas. A discussão sustenta-se na suposição de que o pensamento reflexivo é uma estratégia cognitiva que possibilita a compreensão mais profunda das questões, fenômenos e processos por meio da percepção das relações, da identificação dos elementos envolvidos, da análise e interpretação dos sentidos e significados, potencializando o processo de letramento informacional. _________________________________________________________________________________ ABSTRACT The ‘reflexive thinking’ concept is discussed in this article as a means of contextualizing John Dewey’s intellectual legacy. ‘Reflection’ represents a fundamental element for the construction of the necessary competences to information seeking and use, and consequently to individual and collective development. Since the reflexive thinking habit in information literacy is a way of learning, some questions concerning teaching and learning processes are also investigated. The discussion is, therefore, supported by the supposition that reflexive thinking is a cognitive strategy that allows a deeper comprehension of related problems, phenomena, and processes by means of the perception of the relations and the identification of involved elements, as well as the analysis and interpretation of meanings, empowering the information literacy process. |
Unidade Acadêmica: | Faculdade de Ciência da Informação (FCI) |
Aparece nas coleções: | Artigos publicados em periódicos e afins |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.