http://repositorio.unb.br/handle/10482/9269
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
ARTIGO_AvaliacaoFormativaFormacao.pdf | 229,51 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Título: | Avaliação formativa e formação de professores : ainda um desafio |
Outros títulos: | Formative evaluation and teacher education : still a challenge L'évaluation formative et la formation de maîtres : encore un défi Evaluación formativa y formación de profesores : todavía un desafío |
Autor(es): | Villas Boas, Benigna Maria de Freitas |
Assunto: | Professores - avaliação Professores - formação Educação - Brasil Rendimento escolar - avaliação |
Data de publicação: | Jan-2001 |
Referência: | VILLAS BOAS, Benigna Maria de Freitas. Avaliação formativa e formação de professores: ainda um desafio. Linhas Críticas, Brasília, v. 12, n. 22, p. 159, jan./jun. 2001. Disponível em: <http://seer.bce.unb.br/index.php/linhascriticas/article/view/1684/1308>. Acesso em: 22 Set. 2011. |
Resumo: | O texto analisa a importância da avaliação formativa no processo de formação de professores, para que, como conseqüência, ela seja praticada em escolas de todos os níveis. Apresenta-se o entendimento de processo de formação de professores, de cursos de formação de professores, e de avaliação formativa. Analisam-se as características da avaliação formativa e de três dos seus componentes essenciais. onclui-se que: a) os professores aprendem a avaliar enquanto se formam, o que justifica a prática da avaliação formativa em todos os níveis escolares; b) o feedback é elemento-chave na avaliação formativa; c) a vivência do feedback que se transforma em auto-monitoramento, da avaliação informal encorajadora e complementadora da avaliação formal e da auto-avaliação que dá responsabilidade ao aluno contribui para o desenvolvimento da autonomia intelectual de alunos e professores. om esse entendimento, a avaliação cumpre sua vocação de promover aprendizagem duradoura. _______________________________________________________________________________ ABSTRACT The article analyses the importance of formative evaluation in the whole process of teacher education so that it can be practiced in schools at all levels. We present the meaning of: teacher education as a process that includes activities in all school levels; courses that train teachers; formative evaluation. haracteristics of formative evaluation and three of its main components are discussed. It is concluded that: a) teachers learn to evaluate while they are students, a fact that justifies the need of formative evaluation at all school levels; b) feedback is a key element in formative evaluation; c) to experience the type of feedback that leads to self-monitoring, the informal evaluation that is encouraging and complements formal evaluation, and self-evaluation that places responsibility on students contribute to the autonomy of students and teachers. This view of evaluation promotes long lasting learning. _______________________________________________________________________________ RÉSUMÉ Cet article analyse Importance de revaluation formative dans le processus de formation de maitres de manière à ce qu'elle puisse être pratiquée dans les écoles de tous les niveaux. Nous présentons le sens de : education de maitres comme un processus qui inclut des activités dans les écoles de tous les niveaux ; les cours qui préparent les maitres ; 1'évaluation formative. L'on discute les charactéristiques de revaluation formative et ses trois principaux composants. II est ressortit que : a) les maitres aprennent à évaluer au cours de leur formation, ce qui justifie le besoin de 1'évaluation formative à tous les niveaux scolaires ; b) le retour est 1'élément clef de 1'évaluation formative ; c) l'experience du retour qui leve à l'auto-monitoration, 1'évaluation informelle qui encourage et complemente 1'évaluation formelle et 1'auto-évaluation qui place la responsabilité sur 1'élève contribuent à l'autonomie des élèves et des maitres. De cette façon, 1'évaluation realise sa vocation de promouvoir un apprentissage de longue durée. _______________________________________________________________________________ RESUMEN El texto analisa la importância de la evaluación formativa en el proceso de formación de profesores para que, como consecuencia, sea practicada en escuelas de todos los niveles. Se presenta la comprensión dei proceso de formación de profesores, de las carreras de formación de profesores y de la evaluación formativa. Se analisan las características de la evaluación formativa y três de sus componentes esenciales. Se concluye que: a) los profesores aprenden a evaluar mientras se forman, lo que justifica la práctica de la evaluación formativa en todos los niveles escolares; b) ei feedback es un elemento clave en la evaluación formativa; c) la vivência dei feedback que se transforma en automonitoramiento, de la evaluación informal encorajadora y complementaria para ei desarrollo de la autonomia intelectual de alumnos y profesores. on esa comprensión, la evaluación cumple su vocación de promover un aprendizaje duradero. |
Unidade Acadêmica: | Faculdade de Educação (FE) Departamento de Teoria e Fundamentos (FE TEF) |
Aparece nas coleções: | Artigos publicados em periódicos e afins |
Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons