http://repositorio.unb.br/handle/10482/9285
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
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2011_LetíciadeSousaMoreira.pdf | 1,35 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Título: | Cultura de paz, prevenção da violência e socialização na perspectiva de policiais militares |
Autor(es): | Moreira, Letícia de Sousa |
Orientador(es): | Branco, Angela Maria Cristina Uchôa de Abreu |
Assunto: | Cultura de paz Psicologia social Polícia militar Violência - prevenção |
Data de publicação: | 27-Set-2011 |
Data de defesa: | 30-Jun-2011 |
Referência: | MOREIRA, Letícia de Sousa. Cultura de paz, prevenção da violência e socialização na perspectiva de policiais militares. 2011. 166 f. Dissertação (Mestrado em Processos de Desenvolvimento Humano e Saúde)—Universidade de Brasília, Brasília, 2011. |
Resumo: | Os conflitos violentos têm sido protagonistas de grandes tragédias ao longo do tempo em todo o mundo. Isso ocorre porque a sociedade persiste promovendo práticas culturais onde competição, agressão e violência são toleradas ou mesmo incentivadas, e assim a grande maioria das pessoas não internalizam o valor, o sentimento e a vivência de uma cultura da paz em suas vidas. A Cultura de Paz está intrinsecamente relacionada à cooperação e à resolução não-violenta dos conflitos. Entende-se que o processo de desenvolvimento humano é dinâmico e contínuo, tornando possível a (re) construção de valores, crenças, emoções e expectativas para serem desenvolvidos na família, escola e sociedade. É uma cultura concebida como processo orientado para a tolerância, solidariedade e compartilhamento em base cotidiana, uma cultura que respeita os direitos individuais, o princípio do pluralismo, que assegura a liberdade e divergência de opinião. Ela se empenha em prevenir conflitos violentos resolvendo-os em suas fontes ou origens. Considerando o contexto sócio-histórico cultural da Polícia Militar do Estado do Tocantins, este estudo objetivou analisar e compreender os múltiplos componentes dos conceitos de prevenção da violência e promoção da Cultura de Paz apresentados por policiais militares, com o intuito de dar início à elaboração e implantação de programas de formação para construção da Cultura de Paz no âmbito da Polícia Militar. A metodologia utilizada foi qualitativa, a partir de entrevistas semi-estruturadas, onde os indicadores empíricos foram construídos ao longo do processo de interação pesquisador-pesquisado. Foram selecionadas seis entrevistas, com quatro homens e duas mulheres, de um estudo mais amplo, e o procedimento de análise seguiu o modelo construtivo-interpretativo. A partir do discurso dos participantes, observou-se que os policiais militares têm dificuldades com o tema da Cultura de Paz, em conceituar e admitir a existência de conflitos positivos, e também, eles não se reconhecem como agentes promotores da paz nos diversos contextos em que atuam, sobretudo, em suas famílias. No entanto, forneceram muitas sugestões para a construção de uma Cultura de Paz na instituição e todos se colocaram como voluntários para participar, mesmo sem definir exatamente como poderiam colaborar. A realização deste trabalho visou construir subsídios para desenvolver valores e competências que levem os policiais militares a serem promotores da Cultura de Paz no exercício das diversas funções que desempenham, dentro e fora da instituição. _________________________________________________________________________________ ABSTRACT Violent conflicts occupy the center of various tragedies along time all over the world. This happens because society persists in promoting cultural practices where competition, violence, and aggressivity are either tolerated or encouraged, therefore the majority of people do not internalize values, feelings or experiences related to a culture of peace in their lives. A Culture of Peace is definitely related to cooperation and non-violent problem resolutions. Human developmental process is dynamic and continuous, making possible the (re)construction of values, beliefs, emotions and expectations to de developed in families, schools and society at large. The culture of peace is conceived as a permanent process oriented to tolerance, solidarity and mutual sharing on a daily basis, a culture that respects individual rights, pluralism, and that grants freedom and free positioning. It avoids violent conflicts solving them in their first manifestation. Taking into account the socio-historical context of Tocantins‘ Military Police, the present study aims at analyzing and understanding the multiple components of concepts such as violence prevention, and Culture of Peace promotion in the discourse of the officers. The ultimate aim is to initiate the elaboration processes and intervention programs, which can lead to the construction of such culture within the context of the Military Police. The methodology used was qualitative, including semi-structured interviews that allowed for the identification of empirical indicators constructed along interviewer-interviewee interactions. Interviews were carried out and in-depth analyzed with six participants, four men and two women, selected from a broader study. The analytical procedures were based on an interpretive-constructive approach. Participant‘s discourses showed many difficulties concerning the conceptualization and discussion about the Culture of Peace topic. They had difficulties to conceptualize and admit the existence of positive conflicts, and they also do not see themselves as agents in charge of promoting peace at any context, including their own families. However, they gave many suggestions for such peace construction within the military institution, and all participants said they would be volunteers in such endeavor, even though they could not say how or what they could do. This research major goal was then to construct knowledge in order to collaborate in the development of values and competences able to empower the officers to act as agents of a Culture of Peace, as they perform their numerous actions within as well as outside the institution. |
Unidade Acadêmica: | Instituto de Psicologia (IP) Departamento de Psicologia Escolar e do Desenvolvimento (IP PED) |
Informações adicionais: | Dissertação (mestrado)—Universidade de Brasília, Instituto de Psicologia, 2011. |
Programa de pós-graduação: | Programa de Pós-Graduação em Processos de Desenvolvimento Humano e Saúde |
Aparece nas coleções: | Teses, dissertações e produtos pós-doutorado |
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