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dc.contributor.advisorGuimarães, Tomás de Aquino-
dc.contributor.authorGomes, Adalmir de Oliveira-
dc.date.accessioned2008-10-01T11:47:07Z-
dc.date.available2008-10-01T11:47:07Z-
dc.date.issued2008-03-
dc.date.submitted2008-03-
dc.identifier.citationGOMES, Adalmir de Oliveira. Difusão de inovação administrativa e localização estrutural em rede de empresas construtoras de obras públicas. 2008. 97 f. Dissertação (Mestrado em Administração)-Universidade de Brasília, Brasília, 2008.pt_BR
dc.identifier.urihttp://repositorio.unb.br/handle/10482/934-
dc.descriptionDissertação (mestrado)—Universidade de Brasília, Faculdade de Economia, Administração, Contabilidade e Ciência da Informação e Documentação, 2008.pt_BR
dc.description.abstractO objetivo principal do estudo foi descrever a relação entre a adoção de uma inovação administrativa, denominada Sistema de Avaliação da Conformidade de Empresas de Serviços de Obras da Construção Civil (SiAC), por empresas construtoras que atuam no setor de obras públicas no Distrito Federal e a localização estrutural dessas empresas na rede de relacionamentos estabelecida entre elas. O quadro teórico de referência teve como base a teoria institucional e a análise de redes sociais. O estudo é importante por examinar fatores estruturais no comportamento estratégico de organizações imersas em redes de relacionamentos. Para alcançar o objetivo proposto, foram utilizados dados primários e secundários. Os dados primários, coletados por meio de questionários e entrevistas, indicaram os relacionamentos estabelecidos entre as empresas do setor e a percepção de dirigentes dessas empresas sobre a inovação. Os dados secundários, obtidos na Secretaria de Obras do Governo do Distrito Federal, possibilitaram identificar características das empresas e registros históricos sobre a adesão ao novo modelo gerencial. Em termos gerais, os resultados apontam para duas conclusões principais: (1) as empresas mais centrais na rede foram as primeiras a adotarem a inovação e (2) os dirigentes das empresas pioneiras na adoção são aqueles que consideram a inovação mais legítima e eficiente. Possíveis explicações para esses resultados são oferecidas no final do estudo, bem como indicações de pesquisas futuras sobre o tema. _______________________________________________________________________________________ ABSTRACTpt_BR
dc.description.abstractThe main objective of the study was to describe the relationship between the adoption of administrative innovation, called System to Conformity Assessment of Business Services, Works of Construction (SiAC) on the part of companies operating in the sector of public works in the Federal District and structural location of these companies in the network of relationships among them. The theoretical framework of reference was based on the institutional theory and analysis of social networks. The study is important for examining structural factors in the strategic behaviors of organizations embedded in networks of relationships. To achieve the proposed objective, were used primary and secondary data. The primary data, collected through questionnaires and interviews, indicate the relationships established among the companies in the industry and the perception of leaders of these companies on innovation. The secondary data, obtained from the Secretary of Works of the Government of the Federal District, allowed identify characteristics of the businesses and historical records on the accession to the new management model. Overall, the results point to two main conclusions: (1) more central businesses in the network were the first ones to adopt the innovation and (2) the leaders of the pioneering company in the adoption considering more legitimate and efficient innovation. Possible explanations for these results are offered at the end of the study, as well as indications of future research on the subject.pt_BR
dc.language.isoPortuguêspt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.titleDifusão de inovação administrativa e localização estrutural em rede de empresas construtoras de obras públicaspt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.description2Dissertação apresentada no Programa de Pós-Graduação em Administração da Universidade de Brasília como requisito parcial à obtenção de grau de Mestre.pt_BR
dc.subject.keywordInovaçãopt_BR
dc.subject.keywordDifusão de inovação-
dc.subject.keywordRedes de empresas-
dc.subject.keywordLocalização estrutural-
dc.location.countryBRApt_BR
dc.description.unidadeFaculdade de Economia, Administração, Contabilidade e Gestão de Políticas Públicas (FACE)pt_BR
dc.description.unidadeDepartamento de Administração (FACE ADM)pt_BR
dc.description.ppgPrograma de Pós-Graduação em Administraçãopt_BR
Aparece nas coleções:Teses, dissertações e produtos pós-doutorado

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