Campo DC | Valor | Idioma |
dc.contributor.advisor | Mueller, Bernardo Pinheiro Machado | - |
dc.contributor.author | Lins, Bernardo | - |
dc.date.accessioned | 2008-10-01T11:55:17Z | - |
dc.date.available | 2008-10-01T11:55:17Z | - |
dc.date.issued | 2008 | - |
dc.date.submitted | 2008 | - |
dc.identifier.citation | LINS, Bernardo Felipe Estellita. Ensaios sobre economia da mídia: oferta de conteúdo das empresas de mídia no Brasil. 2008. 195 f. Tese (Doutorado em Economia)-Universidade de Brasília, Brasília, 2008. | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://repositorio.unb.br/handle/10482/937 | - |
dc.description | Tese (doutorado)—Universidade de Brasília, Departamento de Economia, 2008. | pt_BR |
dc.description.abstract | O trabalho reúne três artigos relacionados à oferta de conteúdo das empresas de mídia no
Brasil. O primeiro artigo, “Publicidade e crescimento econômico”, propõe um modelo de
competição monopolística para discutir o Princípio da Constância Relativa (PRC), que postula
uma relação estável entre os gastos agregados de publicidade em um país e o PIB. Sugere, a
partir desse modelo, grandezas que poderiam ser adotadas para comprovar empiricamente essa
relação, colocando em perspectiva trabalhos empíricos anteriores.
O segundo texto, “Censura e classificação indicativa: um conflito renovado”, desenvolve um
modelo de economia política positiva para examinar, a partir das motivações dos agentes na
demanda por conteúdo, as várias formas de controle praticadas no Brasil em distintos
períodos. As recentes pressões de diversos grupos de interesse em busca de um maior controle
do conteúdo veiculado pelas emissoras de televisão são discutidas nessa perspectiva.
O artigo final, “Convergência de serviços, concentração de mercado e implantação da TV
digital: o caso brasileiro”, apresenta um modelo de jogos para contextualizar os movimentos
estratégicos das empresas de radiodifusão e de telefonia celular diante das oportunidades que a
tecnologia descortina no momento. O foco da disputa é um novo mercado em potencial, dado
pelo uso do celular como receptor de conteúdo audiovisual, ensejando decisões estratégicas
dos dois setores na definição do marco legal aplicável ao serviço. | pt_BR |
dc.language.iso | Português | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.title | Ensaios sobre economia da mídia : oferta de conteúdo das empresas de mídia no Brasil | pt_BR |
dc.type | Tese | pt_BR |
dc.subject.keyword | Censura | pt_BR |
dc.subject.keyword | Economia da mídia | pt_BR |
dc.subject.keyword | Imprensa | pt_BR |
dc.subject.keyword | Organização industrial | pt_BR |
dc.subject.keyword | Política setorial | pt_BR |
dc.subject.keyword | Radiodifusão | pt_BR |
dc.subject.keyword | Telefonia celular | pt_BR |
dc.location.country | BRA | pt_BR |
dc.description.unidade | Faculdade de Economia, Administração, Contabilidade e Gestão de Políticas Públicas (FACE) | pt_BR |
dc.description.unidade | Departamento de Economia (FACE ECO) | pt_BR |
dc.description.ppg | Programa de Pós-Graduação em Economia | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Teses, dissertações e produtos pós-doutorado
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