Skip navigation
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio2.unb.br/jspui/handle/10482/9414
Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
ARTIGO_PsicanaliseInclusaoEscolar.pdf989,26 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir
Título: Psicanálise e inclusão escolar : um redimensionamento do ideário do déficit
Outros títulos: Psychoanalysis and school inclusion : redimensioning the deficit theory
Autor(es): Legnani, Viviane Neves
Assunto: Inclusão escolar
Síndrome do déficit de atenção
Psicanálise
Distúrbio da falta de atenção com hiperatividade
Data de publicação: Jan-2010
Referência: LEGNANI, Viviane Neves. Psicanálise e inclusão escolar: um redimensionamento do ideário do déficit. Inter-Ação, Goiânia, v. 35, n. 1, p. 151-173, jan./jun. 2010. Disponível em: <http://www.revistas.ufg.br/index.php/interacao/article/view/13140/8535>. Acesso em: 22 ago. 2011
Resumo: Tem-se discutido, historicamente, a criação da noção de “criança normal/anormal” a partir dos discursos da psicologia e da medicina no século XIX e XX e destacou-se que, atualmente, a dicotomia entre normalidade/anormalidade, dentro dos parâmetros da psiquiatria biológica, é pensada como resultante de um equilíbrio/desequilíbrio de neurotransmissores. Nessa visão, no caso da infância, a descrição mais utilizada é a de Transtorno de déficit de atenção e hiperatividade. Este estudo apontou como essa problemática pode ser discutida a partir da psicanálise e, em torno de uma avaliação diagnóstica, discutiu criticamente a inclusão escolar para essas crianças. ____________________________________________________________________________ ABSTRACT
Historically, the notion of the ‘normal/abnormal child’ was discussed, using as a basis the psychological and medical discourses of the 19th and 20th centuries and highlighted that nowadays the dichotomy between normality/abnormality, within the parameters of biological psychiatry, is thought to be the result of a balance/imbalance of neurotransmitters. In this view in the case of childhood, the most commonly used description is that of Attention-Deficit Hyperactivity Disorder (ADHD). This study points out how this issue can be discussed from a psychoanalytical viewpoint and in terms of a diagnostic analysis, critically discussed school inclusion for these children.
Unidade Acadêmica: Faculdade de Educação (FE)
Departamento de Teoria e Fundamentos (FE TEF)
Aparece nas coleções:Artigos publicados em periódicos e afins

Mostrar registro completo do item Visualizar estatísticas



Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons