Skip navigation
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.unb.br/handle/10482/944
Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
ARTIGO_SociedadeInformacaoInteligenciaUnidade.pdf52,34 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir
Título: Sociedade da informação e inteligência em unidades de informação
Outros títulos: Information society and the use of intelligence in information units
Autor(es): Tarapanoff, Kira
Araújo Júnior, Rogério Henrique de
Cormier, Patricia Marie Jeanne
Assunto: Sociedade da informação
Inteligência competitiva (Administração)
Sistema de inteligência competitiva
Monitoramento de informação
Data mining
Data warehouse
Redes neurais
Data de publicação: 2000
Referência: TARAPANOFF, Kira; ARAÚJO JÚNOR, Rogério Herique de; CORMIER, Patricia Marie Jeanne. Sociedade da informação e inteligência em unidades de informação. Ciência da Informação, Brasília, v. 29, n. 3, p. 91-100, 2000.
Resumo: Aborda o conceito de inteligência competitiva aplicada a unidades de informação. Discute a atuação da unidade de informação no contexto da sociedade da informação, propondo a abordagem da inteligência competitiva para o monitoramento ambiental de informações e adequação organizacional ao contexto. Sugere a estruturação de um sistema de inteligência com utilização de ferramentas de tratamento e agregação de valor à informação apropriadas. Cita exemplo de utilização de sistema de inteligência competitiva em unidade de informação, que pode ser replicado, ou usado como exemplo, por outras unidades de informação. ____________________________________________________________________________________ ABSTRACT
The approach and concept of competitive intelligence is applied to information units. It is discussed the role of information units in the Information Society. The competitive intelligence approach is proposed for the organization´s monitoring for information for its better positioning in the environment and market. The structing of an intelligence system is suggested as well as the use of appropriate tools to add value to the information. An example is cited for the competitive intelligence use in information systems that can be replicated, or adopted as a model, by other information units.
Unidade Acadêmica: Faculdade de Ciência da Informação (FCI)
Aparece nas coleções:Artigos publicados em periódicos e afins

Mostrar registro completo do item Visualizar estatísticas



Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.