Campo DC | Valor | Idioma |
dc.contributor.author | Silva, Kátia Augusta Curado Pinheiro Cordeiro da | - |
dc.date.accessioned | 2011-10-17T12:27:27Z | - |
dc.date.available | 2011-10-17T12:27:27Z | - |
dc.date.issued | 2011-01 | - |
dc.identifier.citation | SILVA, Kátia Augusta Curado Pinheiro Cordeiro da. A formação de professores na perspectiva crítico-emancipadora. Linhas Críticas, Brasília, v. 17, n. 32, p. 13-31, jan./abr. 2011. Disponível em: <http://seer.bce.unb.br/index.php/linhascriticas/article/view/3988/3364>. Acesso em: 22 ago. 2011. | en |
dc.identifier.uri | http://repositorio.unb.br/handle/10482/9461 | - |
dc.description.abstract | O presente trabalho discute a formação de professores a partir dos pressupostos da educação emancipadora em Marx e Gramsci. Baseia-se na necessidade de se pensar a formação docente como esfera privilegiada de concretização de uma educação para a emancipação e autonomia do ser humano. Como concretização desta proposta, argumenta em favor da superação de um modelo de formação pautado na racionalidade técnica e na epistemologia da prática. Busca, ainda, investigar e compreender as concepções e práticas propostas nos projetos de formação desde a década de 1990, com a intencionalidade de, a partir daí, estruturar uma contraproposta na perspectiva da emancipação. O trabalho é fruto de reflexões de diferentes pesquisas que têm como objeto a relação teoria e prática na formação de professores. _______________________________________________________________________________ ABSTRACT | en |
dc.description.abstract | This paper discusses teachers training based on the assumptions of Marx and Gramsci’s
“emancipating education”. It is based on the need to think about teacher’s training as a
privileged sphere for the implementation of an education for the empowerment and
autonomy human beings. It argues in favor of surpassing a model of teacher training
centered on technical rationality and the epistemology of practice, as a way of
materializing the aforementioned proposition. It also seeks to investigate and understand
the conceptions and practices proposed in teacher-training projects since the 1990’s,
based on which it intends to structure a counterproposal in a perspective of emancipation.
This paper is the result of reflections from different research projects, the object of
which is the relationship between theory and practice in teacher training. _______________________________________________________________________________ RESUMEN | en |
dc.description.abstract | El presente trabajo discute la formación de profesores a partir de los presupuestos de
la educación emancipadora en Marx y Gramsci. Se basa en la necesidad de pensarse
la formación docente como esfera privilegiada de concretización de una educación para
la emancipación y autonomía del ser humano. Como concretización de esta propuesta,
argumenta a favor de la superación de un modelo de formación pautado en la
racionalidad técnica e en la epistemología de la práctica. Busca también investigar y
comprender las concepciones y prácticas propuestas en los proyectos de formación
desde la década de 1990 con la intención, a partir de ahí, de estructurar una contrapropuesta
bajo la perspectiva de la emancipación. El trabajo es fruto de reflexiones de
diferentes investigaciones que tienen por objeto la relación teoría y práctica en la
formación de profesores. | en |
dc.language.iso | Português | en |
dc.rights | Acesso Aberto | en |
dc.title | A formação de professores na perspectiva crítico-emancipadora | en |
dc.title.alternative | Teacher training in a critical-emancipation perspective | en |
dc.title.alternative | La formación de profesores en la perspectiva crítico-emancipadora | en |
dc.type | Artigo | en |
dc.subject.keyword | Professores - formação | en |
dc.subject.keyword | Educação emancipadora | en |
dc.subject.keyword | Práxis (Filosofia) | en |
dc.description.unidade | Faculdade de Educação (FE) | - |
dc.description.unidade | Departamento de Políticas Públicas e Gestão da Educação (FE PGE) | - |
Aparece nas coleções: | Artigos publicados em periódicos e afins
|