http://repositorio.unb.br/handle/10482/9530
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
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2011_MarcosPauloOliveiraSantos.pdf | 4,99 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Título: | As representações sociais das práticas corporais na comunidade Kalunga - GO |
Autor(es): | Santos, Marcos Paulo de Oliveira |
Orientador(es): | Suassuna, Dulce Maria Filgueira de Almeida |
Assunto: | Quilombos - Goiás (Estado) Dança Etnologia |
Data de publicação: | 25-Out-2011 |
Data de defesa: | 19-Jul-2011 |
Referência: | SANTOS, Marcos Paulo de Oliveira. As representações sociais das práticas corporais na comunidade Kalunga - GO. 2011. x, 101 f., il. Dissertação(Mestrado em Educação Física)—Universidade de Brasília, Brasília, 2011. |
Resumo: | Pretendeu-se no decurso do Programa de Pós-Graduação em Educação Física da Universidade de Brasília (UnB) analisar as representações sociais das práticas corporais em comunidades quilombolas ou remanescentes de quilombos do estado de Goiás. Nesse sentido, a investigação, de cunho qualitativo, teve por delineamento um estudo de caso da comunidade Kalunga e por procedimento de pesquisa a etnografia. A escolha da pesquisa etnográfica motivou-se pela complexidade do fenômeno a ser analisado, ou seja, a dança sussa. A construção do caminho metódico deu-se da seguinte maneira: (a) levantamento bibliográfico; (b) trabalho de campo e (c) análise e interpretação dos dados obtidos. À guisa de conclusão, observou-se um hibridismo cultural, porque o objeto em análise foi redimensionado. Isto é, buscou-se a dança sussa e encontrou-se outra manifestação corporal, o forró. Os jovens foram os protagonistas dessa ressignificação; foram os responsáveis por demarcar a relação entre a tradição e a modernidade. ______________________________________________________________________________ ABSTRACT It was intended during the Postgraduate Program in Physical Education at the University of Brasilia (UNB) to analyze the social representations of bodily practices in maroon communities or quilombola in the state of Goiás. This way, the research, in a qualitative character, was to design a case study of community Kalunga and as a search procedure, ethnography. The choice of ethnographic research was motivated by the complexity of the phenomenon to be analyzed, that is, dance Sussa. The construction of the methodical way was as follows: (a) bibliographical survey, (b) field work and (c) analysis and interpretation of data. In conclusion, there was a cultural hybridity, because the object in question has been resized. This is aimed to dance Sussa and another bodily manifestation was met, the forró. Young people were the protagonists of this redefinition. They were responsible for demarcating the relationship between tradition and modernity. |
Unidade Acadêmica: | Faculdade de Educação Física (FEF) |
Informações adicionais: | Dissertação (mestrado)—Universidade de Brasília, Faculdade de Educação Física, 2011. |
Programa de pós-graduação: | Programa de Pós-Graduação em Educação Física |
Aparece nas coleções: | Teses, dissertações e produtos pós-doutorado |
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