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Título: Visão e abordagem cultural de professores em sala de aula de LE (inglês) e os PCNs
Autor(es): França, Oldinê Ribeiro de
Santos, Cynthia Ann Bell dos
Assunto: Análise do discurso
Prática de ensino - educadores
Cultura - estudo e ensino
Data de publicação: 2008
Referência: FRANÇA, Oldinê Ribeiro de; SANTOS, Cynthia Ann Bell dos. Visão e abordagem cultural de professores em sala de aula de LE (inglês) e os PCNs. Revista Horizontes de Linguística Aplicada, Brasília, v. 7, n. 2, p. 80-97, 2008. Disponível em: <http://seer.bce.unb.br/index.php/horizontesla/article/view/4869/4092>. Acesso em: 07 Nov. 2011.
Resumo: O presente artigo relata um estudo cujo objetivo foi identificar a visão de professores de língua estrangeira – LE (inglês) sobre o ensino de cultura e a abordagem cultural adotada em sala de aula, especialmente se espaços interculturais eram criados, como apregoam os documentos oficiais, a saber, os Parâmetros Curriculares Nacionais (PCNs), que orientam o Ensino Fundamental e Médio no Brasil. O estudo ocorreu em uma escola pública de línguas com dois professores; os dados foram obtidos por meio de observações de aulas, questionários e entrevistas. Os resultados indicaram diferenças evidentes entre eles, e embora ambos reconheçam a interdependência entre língua e cultura e as considerem importantes no processo de ensino/aprendizagem de línguas, notamos contradições entre o discurso e a prática. Observamos que um deles não desenvolve o elemento cultural de forma sistemática, todavia o explora, e que o outro o trabalha de forma superficial. Depreendemos que eles não estabeleceram a abordagem cultural adotada, mas constatamos que um deles trabalha de forma bastante próxima da abordagem intercultural de modo intuitivo e implícito. Os resultados revelam ainda que os professores não enfocam profundamente espaços interculturais tão importantes para preparar o aprendiz para viver no mundo contemporâneo, conforme explicitam os PCNs. _________________________________________________________________________________________ ABSTRACT
This article presents a research study that aimed to identify how English as a Foreign Language (EFL) teachers view the teaching of culture and their specific approach to teaching culture, especially if intercultural spaces have been created, as recommended in the official documents that guide foreign language teaching in elementary and high schools in Brazil, namely the Parâmetros Curriculares Nacionais -- PCNs (National Curriculum Parameters). The study was carried out in a public school, with two teachers. The data were collected by means of class observations, questionnaires and interviews. Results showed clear differences between the teachers: although they recognized the interdependence between language and culture and considered both important in the language teaching process, there were contradictions between their discourse and practice. One of the teachers developed the cultural component to a degree, however, not systematically; the other teacher developed the cultural component very superficially. The teachers did not clearly identify their approach to teaching culture. One teacher’s approach was almost intercultural, although intuitive and implicit. The data collected showed that the teachers did not give appropriate attention to the intercultural spaces which are so important in preparing learners to live in today’s world, as prescribed by the PCNs.
Informações adicionais: Artigo baseado na dissertação de Oldinê Ribeiro França, O discurso e a prática do professor frente ao ensino de cultura em Língua Estrangeira (inglês) e os Parâmetros Curriculares Nacionais, no Programa de Pós-Graduação em Lingüística Aplicada da Universidade de Brasília, em dezembro de 2007, sob a orientação da Profa. Dra. Cynthia Ann Bell dos Santos.
Licença: A revista Horizontes de Linguística Aplicada está sob licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Unported (CC BY-NC-ND 3.0). Fonte: http://seer.bce.unb.br/index.php/horizontesla/index. Acesso em: 07 nov. 2011.
Publicação associada: http://repositorio.unb.br/handle/10482/3777
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