Skip navigation
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.unb.br/handle/10482/9578
Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
ARTIGO_EstudoCursosFormacao.pdf206,26 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir
Título: Um estudo acerca dos cursos de formação de professores de língua estrangeira e o paradigma contemporâneo
Autor(es): Unternbäumen, Enrique Huelva
Araújo, Ana Carolina Nunes de
Assunto: Competência comunicativa
Cultura
Professores de espanhol - formação
Professores de francês - formação
Professores de inglês - formação
Data de publicação: 2010
Referência: UNTERNBÄUMEN, Enrique Huelva; ARAÚJO, Ana Carolina Nunes. Um estudo acerca dos cursos de formação de professores de língua estrangeira e o paradigma contemporâneo. Revista Horizontes de Linguística Aplicada, Brasília, v. 9, n. 1, p. 80-101, 2010. Disponível em: <http://seer.bce.unb.br/index.php/horizontesla/article/view/3896/3302>. Acesso em: 08 nov. 2011.
Resumo: Este artigo descreve uma pesquisa que investigou três cursos de Licenciatura em Língua Estrangeira (espanhola, francesa e inglesa) em uma universidade federal do Brasil, quanto a se estão, de fato, preparando os professores para a prática docente em conformidade com os parâmetros teóricos contemporâneos. De cada curso, colaboraram três professoras em formação cursando o último semestre e uma professora formadora, perfazendo um total de 12 participantes. Foram usados questionários abertos com questões sobre o curso, as disciplinas e conhecimentos considerados necessários ao professor em formação. Os resultados sugerem que os cursos investigados têm sua base mais próxima do paradigma estruturalista que do paradigma comunicativo contemporâneo. As participações sugerem que a base teórica oferecida aos professores em formação não mostra ser completamente consistente com os fundamentos para o ensino de línguas comunicativo. Desta forma, identificam-se lacunas na estrutura dos cursos investigados as quais demandam correção para chegarmos a uma formação de professores de línguas que vá ao encontro de toda a produção teórica já disponível para essa tarefa. _______________________________________________________________________________ ABSTRACT
The research here described investigated three Under-graduate Courses for Foreign Language Teacher Education (languages were Spanish, French and English) aiming to find out whether the courses are structured to educate teachers in accordance to the contemporary theoretical parameters for foreign language teachers education. We invited three prospective teachers taking the last semester of the course and one teacher educator for each course, making up a total of 12 participants. Open questionnaires were used, containing questions about the course, about some of the subjects and about knowledge of some basic elements considered central for teacher education. The results suggest that the three Under-graduate Courses for Foreign Language Teacher studied still present a strong influence of structuralism in contrast with the characteristics of the contemporary communicative paradigm for language teaching. The data collected suggest that the theoretical basis offered by the course is not completely coherent with the precepts for the Communicative Approach and for the communicative teaching. Therefore, a gap in the structure of the Under-graduate Courses for Foreign Language Teacher Education is clearly identified, which demands rapid action if we are to reach the level of Teacher Education aimed at by the vast theoretical basis available for that end.
Licença: A revista Horizontes de Linguística Aplicada está sob licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Unported (CC BY-NC-ND 3.0). Fonte: http://seer.bce.unb.br/index.php/horizontesla/index. Acesso em: 07 nov. 2011.
Aparece nas coleções:Artigos publicados em periódicos e afins

Mostrar registro completo do item Visualizar estatísticas



Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons