Skip navigation
Please use this identifier to cite or link to this item: http://repositorio2.unb.br/jspui/handle/10482/9649
Files in This Item:
File Description SizeFormat 
2011_EmileCardosoAndrade.pdf1,99 MBAdobe PDFView/Open
Title: O cinema brasileiro contemporâneo e a invenção do sertão-mundo : errâncias a céu aberto
Authors: Andrade, Émile Cardoso
Orientador(es):: Müller Júnior, Adalberto
Assunto:: Cinema contemporâneo
Literatura - história e crítica
Issue Date: 4-Dec-2011
Citation: ANDRADE, Émile Cardoso. O cinema brasileiro contemporâneo e a invenção do sertão-mudo : errâncias a céu aberto. 2011. 168 f. Tese(Doutorado em Literatura)-Universidade de Brasília, Brasília, 2011.
Abstract: Este trabalho é uma análise das imagens fílmicas do sertão, produzidas pelo cinema brasileiro, e suas relações com a pós-modernidade e a globalização, bem como com as novas formas de política e as identidades que se relacionam com ela. É também uma análise de como é possível pensar este espaço em termos de subjetividades e metaficção. Para tanto, realizamos um estudo que perpassa a literatura e o cinema – que tratam do sertão – de momentos anteriores até a produção atual. A análise literária investiga o espaço sertanejo desde o Romantismo até a contemporaneidade concentrando-se no romance Galiléia de Ronaldo Correia de Brito. Já as observações sobre o cinema que usa o sertão como cenografia partem do Ciclo do cangaço, caminham pelo Cinema Novo e terminam nos filmes dos anos noventa em diante. Ao final nos detivemos em O céu de Suely (Karim Aïnouz, 2006) e Cinema aspirinas e urubus (Marcelo Gomes, 2005). ______________________________________________________________________________ ABSTRACT
This work is an analysis of film footages of the “sertão” (backcountry), produced by the Brazilian cinema, and its relations with post-modernity and globalization, as well as with the new politics forms and identities that relate to it. It is also an analysis of how is possible to think this “space” in subjectivity and metafiction terms. For this purpose, was made a study that runs through literature and cinema – especially the material that deals with the “sertão” – from old productions to the current ones and, finally, we stopped at “O céu de Suely” (Karim Aïnouz, 2006) and “Cinema, aspirinas e urubus” (Marcelo Gomes, 2005).
metadata.dc.description.unidade: Instituto de Letras (IL)
Departamento de Teoria Literária e Literaturas (IL TEL)
Description: Tese (doutorado)-Universidade de Brasília, Departamento de Teoria Literária e Literaturas, 2011.
metadata.dc.description.ppg: Programa de Pós-Graduação em Literatura
Appears in Collections:Teses, dissertações e produtos pós-doutorado

Show full item record " class="statisticsLink btn btn-primary" href="/jspui/handle/10482/9649/statistics">



Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.