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Título: Visualidades queer de Matthew Barney : o ciclo cremaster
Autor(es): Barreto, Carla Conceição
Orientador(es): Bezerra Júnior, Belidson Dias
Assunto: Barney, Matthew
Arte
Cultura
Data de publicação: 2-Jan-2012
Referência: BARRETO, Carla Conceição. Visualidades queer de Matthew Barney : o Ciclo Cremaster. 2011. 165 f.,il. Dissertação(Mestrado em Artes)-Universidade de Brasília, Brasília, 2011.
Resumo: Esta dissertação apresenta estudos sobre representações de sexo, gênero e sexualidades contemporâneas na cultura visual ao analisar a obra cinematográfica Ciclo Cremaster de Matthew Barney. Discuto o problema da representação que se refere ao corpo associado ao sexo, por meio da representação visual de sexualidade e gênero tendo como principal referencial teórico a teoria queer e os estudos críticos da sexualidade para analisar a cultura visual. Após a análise de seus filmes, aponto que o trabalho de Barney desafia premissas dicotômicas ao representar seres humanos com características híbridas de sexo e gênero e evidencia relações sociais de corpos e relações sexuais entre sujeitos através de representações não-heteronormativas, por meio de uma nova configuração do corpo, que inaugura uma nova onda de manifestações artísticas que obtive como resultado, a fenomenologia queer. O encontro com a teoria queer, cultura visual e fenomenologia queer, permitiu problematizar as questões que envolvem as visualidades e o discurso sobre os gêneros e sexualidades heterocentrados das artes visuais. ______________________________________________________________________________ ABSTRACT
This dissertation presents a study on representation of sex, gender and sexuality in contemporary visual culture by analyzing Matthew Barney’s Cremaster Cycle films. It discusses the problem of representation that refers to the body associated with sex, through the visual representation of sexuality and gender, and use of queer theory and critical studies of sexuality as main theoretical approaches to analyze visual culture. After analyzing Barney’s films and their cultural discourse, I point out that his visual work defies binary oppositional assumptions by representing human beings through hybrid features of sex and gender and by evidencing bodily social relationship among non-heteronormal subjects and their representations. Through this new configuration of the body, he launches a new wave of artistic experiment that I name it here as queer phenomenology. These encounters with queer theory, visual culture and queer phenomenology allowed me to question issues surrounding discourse on visuality, gender and the heterocentric sexuality of visual arts.
Informações adicionais: Dissertação (mestrado)—Universidade de Brasília, Instituto de Artes, Departamento de Artes Visuais, Programa de Pós-Graduação em Arte, 2011.
Aparece nas coleções:Teses, dissertações e produtos pós-doutorado

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