Skip navigation
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.unb.br/handle/10482/9981
Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2011_SanantanaPaivaVicencio.pdf3,24 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir
Título: Reencontrando o equilíbrio : um estudo sobre as possibilidades de utilização do Gong Fu no treinamento dos atores e na criação de cenas
Autor(es): Vicencio, Sanântana Paiva
Orientador(es): Matsumoto, Roberta Kumasaka
Assunto: Atores - técnica
Atores - treinamento
Artes cênicas - representação teatral
Artes marciais
Data de publicação: 16-Fev-2012
Referência: VICENCIO, Sanântana Paiva. Reencontrando o equilíbrio: um estudo sobre as possibilidades de utilização do Gong Fu no treinamento dos atores e na criação de cenas. 2011. 169 f., il. Dissertação(Mestrado em Artes)—Universidade de Brasília, Brasília, 2011.
Resumo: Neste trabalho busca-se levantar estímulos, qualidades e um referencial técnico-teórico a partir do estudo e da prática do Gong Fu, visando aprimorar e auxiliar o trabalho do ator, tanto em seu treinamento pessoal quanto na criação de cenas. Partindo da análise do discurso de Jerzy Grotowski e Eugenio Barba, e de seus diálogos com as produções artísticas ditas orientais, pretende-se sugerir esta arte marcial como mais uma ferramenta a ser utilizada na formação do ator. Sua peculiaridade está na concepção holística do ser humano, que se confirma na proposição de um treinamento com qigong e elementos da filosofia Taoísta, como o yin e yang, e chega até a aquisição de um novo vocabulário de movimentos. Acredita-se que, desta forma, esta técnica corporal possa colaborar na desconstrução dos padrões corporais pessoais e no desenvolvimento da criatividade dos artistas. ______________________________________________________________________________ ABSTRACT
This work seeks to raise up stimuli, qualities and a technical-theoretical reference based on the study and practice of Gong Fu, aiming to improve and assist the actor’s work in his individual training as well as in play composition. Starting from the analysis of Jerzy Grotowski and Eugenio Barba’s speech, and their dialogue with the so said oriental artistic productions, it is intended to suggest this martial art as an additional tool in actor training. Its singularity lies in the holistic conception of the human being, which is confirmed in the proposition of training with qigong and elements of the Taoist philosophy, and gets to the gain of a new movement vocabulary. It is believed that, by those means, this corporal technique may aid in the individual body pattern deconstruction and in the development of creativity.
Informações adicionais: Dissertação (mestrado)—Universidade de Brasília, Instituto de Artes, Departamento de Artes Visuais, Programa de Pós-Graduação em Arte, 2011.
Aparece nas coleções:Teses, dissertações e produtos pós-doutorado

Mostrar registro completo do item Visualizar estatísticas



Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.