http://repositorio.unb.br/handle/10482/9981
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
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2011_SanantanaPaivaVicencio.pdf | 3,24 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Título: | Reencontrando o equilíbrio : um estudo sobre as possibilidades de utilização do Gong Fu no treinamento dos atores e na criação de cenas |
Autor(es): | Vicencio, Sanântana Paiva |
Orientador(es): | Matsumoto, Roberta Kumasaka |
Assunto: | Atores - técnica Atores - treinamento Artes cênicas - representação teatral Artes marciais |
Data de publicação: | 16-Fev-2012 |
Data de defesa: | 1-Jul-2011 |
Referência: | VICENCIO, Sanântana Paiva. Reencontrando o equilíbrio: um estudo sobre as possibilidades de utilização do Gong Fu no treinamento dos atores e na criação de cenas. 2011. 169 f., il. Dissertação(Mestrado em Artes)—Universidade de Brasília, Brasília, 2011. |
Resumo: | Neste trabalho busca-se levantar estímulos, qualidades e um referencial técnico-teórico
a partir do estudo e da prática do Gong Fu, visando aprimorar e auxiliar o trabalho do
ator, tanto em seu treinamento pessoal quanto na criação de cenas. Partindo da análise
do discurso de Jerzy Grotowski e Eugenio Barba, e de seus diálogos com as produções
artísticas ditas orientais, pretende-se sugerir esta arte marcial como mais uma
ferramenta a ser utilizada na formação do ator. Sua peculiaridade está na concepção
holística do ser humano, que se confirma na proposição de um treinamento com qigong
e elementos da filosofia Taoísta, como o yin e yang, e chega até a aquisição de um novo
vocabulário de movimentos. Acredita-se que, desta forma, esta técnica corporal possa
colaborar na desconstrução dos padrões corporais pessoais e no desenvolvimento da
criatividade dos artistas. ______________________________________________________________________________ ABSTRACT This work seeks to raise up stimuli, qualities and a technical-theoretical reference based on the study and practice of Gong Fu, aiming to improve and assist the actor’s work in his individual training as well as in play composition. Starting from the analysis of Jerzy Grotowski and Eugenio Barba’s speech, and their dialogue with the so said oriental artistic productions, it is intended to suggest this martial art as an additional tool in actor training. Its singularity lies in the holistic conception of the human being, which is confirmed in the proposition of training with qigong and elements of the Taoist philosophy, and gets to the gain of a new movement vocabulary. It is believed that, by those means, this corporal technique may aid in the individual body pattern deconstruction and in the development of creativity. |
Informações adicionais: | Dissertação (mestrado)—Universidade de Brasília, Instituto de Artes, Departamento de Artes Visuais, Programa de Pós-Graduação em Arte, 2011. |
Aparece nas coleções: | Teses, dissertações e produtos pós-doutorado |
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