http://repositorio.unb.br/handle/10482/10029
Fichero | Descripción | Tamaño | Formato | |
---|---|---|---|---|
ARTIGO_FonteObjetoEstatuto.pdf | 303,55 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Título : | Entre a fonte e o objeto : o estatuto da imagem na história e na história da arte |
Autor : | Ribeiro, Maria Eurydice de Barros |
Assunto:: | Arte - história Arte medieval Mapas - arte |
Fecha de publicación : | 2007 |
Editorial : | Programa de Pós-graduação em História da UnB |
Citación : | RIBEIRO, M. Entre a fonte e o objeto: o estatuto da imagem na história e na história da arte. Textos de História: revista do programa de pós-graduação em história da UnB, Brasília, v. 15, n. 1/2, 2007. Disponível em: <http://seer.bce.unb.br/index.php/textos/article/view/961>. Acesso em: 29 fev. 2012. |
Resumen : | O artigo aborda a importância das artes visuais para os medievalistas e historiadores em geral. Faz análise do Mapa-múndi de Ebstorf, e da história que ele transmite da humanidade e sua salvação divina. _______________________________________________________________________________ ABSTRACT This research proposes to demonstrate how the historian has ulilized images as source, conversing with the history of art, whose theoretical basis and time concepts are constantly breaking the lineal structure. This study focused in the iconographic analysis of the main biblical images from Ebstorf’s world-map, striving to demonstrate that images developed within an iconographic program enjoy time that not always correlate to time in history. In Ebstorf, all times are mixed up, reporting to the time of the future (salvation), represented by the image of the resurrected Christ in the center |
Licença:: | Esta obra está licenciada sob uma Licença Creative Commons Attribution 3.0. (Attribution 3.0 Unported (CC BY 3.0)). Fonte:http://seer.bce.unb.br/index.php/textos/article/view/961. Acesso em: 02 mar. 2012. |
Aparece en las colecciones: | Artigos publicados em periódicos e afins |
Este ítem está sujeto a una licencia Creative Commons Licencia Creative Commons