http://repositorio.unb.br/handle/10482/10050
Fichier | Description | Taille | Format | |
---|---|---|---|---|
2011_RafaelBatistadeSousa.pdf | 657,44 kB | Adobe PDF | Voir/Ouvrir |
Titre: | Um concerto de vozes dissonantes : o moderno e o arcaico em crônica da casa assassinada de Lúcio Cardoso |
Auteur(s): | Sousa, Rafael Batista de |
Orientador(es):: | Corrêa, Ana Laura dos Reis |
Assunto:: | Cardoso, Lúcio, 1913-1968 Literatura moderna Literatura brasileira |
Date de publication: | 6-mar-2012 |
Data de defesa:: | 18-aoû-2011 |
Référence bibliographique: | SOUSA, Rafael Batista de. Um concerto de vozes dissonantes: o moderno e o arcaico em crônica da casa assassinada de Lúcio Cardoso. 2011. 123 f. Dissertação(Mestrado em Literatura)-Universidade de Brasília, Brasília, 2011. |
Résumé: | Esta dissertação pretende analisar o último romance publicado em vida pelo escritor mineiro Lúcio Cardoso (1912-1968), Crônica da casa assassinada (1959). Com esta análise buscamos compreender as relações entre forma estética e processo social como integrantes de uma obra capaz de problematizar, pela via da arte, a dinâmica histórica brasileira marcada pela dialética entre atraso e modernidade. Essa relação é observada na composição do romance que se constrói a partir da desagregação de uma tradicional família do interior de Minas Gerais do início do século XX. Assim, o presente estudo tem como objetivo perseguir as marcas da ruína e da desagregação na temática e, sobretudo, na forma do romance, de maneira a ver nele e por ele a representação da formação contraditória da modernidade periférica da nação. ______________________________________________________________________________ ABSTRACT This dissertation intends to analyze the last novel published by Lúcio Cardoso (1912-1968) while still alive, Crônica da casa assassinada (1959). In it we seek to understand the relations between aesthetic form and social process as integrants of a work capable of questioning, for the way of the art, the brazilian historical dynamics marked by the dialectic between backwardness and modernity. This relation is observed at the composition of the novel that is constructed by the disaggregation of a traditional family from Minas Gerais in the early twentieth century. Thus, this study aims to pursue the marks of the ruin and the disaggregation at the novel’s motive and form, observing in it and for it the representation of the contradictory formation of the peripheral modernity of the nation. |
metadata.dc.description.unidade: | Instituto de Letras (IL) Departamento de Teoria Literária e Literaturas (IL TEL) |
Description: | Dissertação (mestrado)—Universidade de Brasília, Departamento de Teoria Literária e Literaturas, 2011. |
metadata.dc.description.ppg: | Programa de Pós-Graduação em Literatura |
Collection(s) : | Teses, dissertações e produtos pós-doutorado |
Tous les documents dans DSpace sont protégés par copyright, avec tous droits réservés.