Skip navigation
Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: http://repositorio.unb.br/handle/10482/10130
Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción Tamaño Formato  
2011_CesarLignelli.pdf4,48 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir
Título : Sons & cenas : apreensão e produção de sentido a partir da dimensão acústica
Autor : Lignelli, César
Orientador(es):: Coutinho, Laura Maria
Assunto:: Teatro
Prática interpretativa - música
Acústica
Fecha de publicación : 21-mar-2012
Citación : LIGNELLI, César. Sons & cenas: apreensão e produção de sentido a partir da dimensão acústica. 2011. 350 f. Tese(Doutorado em Educação)—Universidade de Brasília, Brasília, 2011.
Resumen : As experiências, dúvidas e desejos de um artista e docente promoveram as perguntas: É possível a apreensão e a produção de sentido dos sons por parte de qualquer pessoa? Como tornar essa apreensão possível? Em que podem ser úteis os achados de uma pesquisa dessa natureza? A partir desses questionamentos, foram delineadas relações entre o autor, os sons e suas especificidades. As complexas peculiaridades materiais e de contextos da produção e recepção dos sons inspiraram a forma de composição da tese, em relação estreita com as opções epistemológicas, metodológicas e conceituais. A proposta desta pesquisa, desde a sua forma, é que as imagens estáticas e em movimento, as representações gráficas dos sons e os próprios sons, com seus conceitos, definições e percursos históricos, não sofram distinções hierárquicas e exclusivistas, as quais, no caso, imprimiriam uma distância indesejada na nossa experiência com o objeto. Nesse sentido, na tese, não há divisão entre corpo do texto e anexos; teoria e prática. A ideia é que as instâncias de produção de sentido apresentadas mostrem-se, de fato, inter- relacionadas - assim como ocorre com o nosso corpo, os sons e as cenas. Após a apresentação de inúmeras possibilidades dos sons e de características da escuta, eles são relevados, definidos, expandidos e postos em práticas corporais, partindo dos parâmetros do som em performance. Considerando o efeito dos sons para a percepção humana, foram problematizadas noções de silêncio, ruído, intensidade, frequência, timbre, ritmo, contorno, direcionalidade e reverberação. Compreendendo os parâmetros do som, ganha foco também a dimensão acústica envolvida pela voz, palavra, música, entorno acústico e o seu desenho no tempo e no espaço das cenas - com predominância pedagógica ou estética. A originalidade desta pesquisa está principalmente, em como foi pensada e tecida. Essa tessitura envolveu a compreensão multiperspectivada de distintas áreas de conhecimento e o desejo de aproximação entre as possibilidades de apreensão e de produção de sentido a partir dos sons e a sua realização efetiva. As práticas apresentadas podem ser experimentadas por professores, estudantes, atores e outras pessoas - independente de seu grau de instrução e domínio musical. ______________________________________________________________________________ ABSTRACT
An artist that is also a teacher and his experiences, doubts and hopes leaded to these questions: Is it possible to any person the aprehension and production of the sounds’ meanings? How to make this aprehension possible? How the findings of such a study can be useful? With those questions were possible to outline the relations between the author, the sounds and their specificities. The peculiarities of the sound, its materials and its contexts of production and reception were an inspiration to the way how the thesis were composed, in close relation to the epistemological, methodological and conceptual aspects. In a connection with its material format, this research has as a purpose that the still and moving images, the graphical representations of sounds and the sounds themselves, with their concepts, definitions and history, are not under hierarchical and exclusionary distinctions which, in the case , could represent an unwanted distance on our experience with the subject. In this sense, there is no division between the text body and its attachments; chapters - historical, methodological and conceptual - ; theory and practice. The idea is that the production of different instances of meaning should be, in fact, interrelated - as are our bodies, the sounds and the theatrical scenes. The many possibilities of the sound and its different features were presented. After that, they were distinguished, defined, expanded and put into corporal practices, based on the parameters of the sound in performance. Taking into account the sounds and its effects to the human perception, the notions of silence, noise, intensity, frequency, timbre, rhythm, shape, directionality and reverberation have been problematized. To understand the parameters of sound is bring the focus to the acoustic dimension that includes voice, word, music, acoustic environment and its design in the scene’s time and space, that is mostly educational and aesthetic. The originality of this research is found primarily in how it was conceived and woven. This kind of texture involved a multiple understanding of different fields and the will to put together all the apprehension potentials of the body, the sounds’ meanings production and its effective implementation. The practices presented here can be experienced by teachers, students, actors and others - regardless of their level of education or musicalknowledge. ______________________________________________________________________________ RESUMÉ
Les expériences, les doutes et les désirs d'un artiste et enseignant promu aux questions suivantes: Est-il possible de saisir et d'ordonner la production des sons par n'importe qui? Comment faire de cette interprétation possible? Dans ce qui pourrait être utile aux conclusions d'une enquête de cette nature? A partir de ces questions ont été décrites les relations entre l'auteur, les sons et leurs spécificités. Les particularités des matériaux complexes et des contextes de production et de réception de sons ont été inspirée par la forme de la composition de la thèse, en relation étroite avec les options épistémologiques, méthodologiques et conceptuels. Le but de cette pesquisition, depuis sa forme, c'est qui les images fixes et animées, des représentations graphiques des sons et les sons eux-mêmes, avec leurs concepts, des définitions et des histoires, ne sont pas atteints et exclusif istinctions hiérarchiques qui, dans le cas , impriment une distance non désirés sur notre xpérience avec l'objet. En ce sens, dans cet thèse, il n'ya pas de division entre le corps du texte et les pièces jointes; chapitres - historiques, méthodologiques et conceptuels - théorie et pratique. L'idée est que les instances de production du sens a été démontré que, en fait, sont étroitement liés - comme c’est le cas de notre corps, les sons et les cènes théâtrales. Après avoir fait un certain nombre de possibilités de les sons et de fonctionnalités de l'écoute, ils sont reconnus, définis, élargi et mis en pratique corporel, sur la base des paramètres du son dans les performances. Considérant l'effet des sons à la perception humaine, ont été problématisé notions de silence, le bruit, l'intensité, la fréquence, le timbre, le rythme, la forme, la directivité, et de réverbération. Avec la compreesion de les paramètres du son, il’ya aussie d’enquadrement dans la dimension acoustique avec la voix, la parole, la musique, l'environnement acoustique et la conception de temps e d’espace dans les cènes - essentiellement éducatif ou esthétique. L'originalité de cette pesquisition est principalement dans la façon dont il a été conçu et tissé. La tessiture impliqués la compréhension de perspectives multiples à propos de différents domaines du savoir etaussie le désir de réunir le potentiel corporel d'appréhension et de production de sens à partir des sons et de son application effective. Les pratiques présentées peuvent être expérimentés par les enseignants, étudiants, acteurs et autres - indépendamment de leur niveau d'éducation et la connaissance musical.
metadata.dc.description.unidade: Faculdade de Educação (FE)
Descripción : Tese (doutorado)—Universidade de Brasília, Faculdade de Educação, 2011.
metadata.dc.description.ppg: Programa de Pós-Graduação em Educação
Aparece en las colecciones: Teses, dissertações e produtos pós-doutorado

Mostrar el registro Dublin Core completo del ítem " class="statisticsLink btn btn-primary" href="/jspui/handle/10482/10130/statistics">



Los ítems de DSpace están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, a menos que se indique lo contrario.