Campo DC | Valor | Idioma |
dc.contributor.advisor | Gonzales Taco, Pastor Willy | - |
dc.contributor.author | Silva, Alexandre Henrique | - |
dc.date.accessioned | 2008-11-12T13:05:20Z | - |
dc.date.available | 2008-11-12T13:05:20Z | - |
dc.date.created | 2008-04 | - |
dc.date.issued | 2008-04 | - |
dc.identifier.citation | SILVA, Alexandre Henrique. Determinação da área de captação de uma estação de metrô por meio da utilização do modelo prisma espaço-tempo e padrões de viagens. 2008. 196 f. Dissertação (Mestrado em Transportes)-Universidade de Brasília, Brasília, 2008. | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://repositorio.unb.br/handle/10482/1028 | - |
dc.description | Dissertação (mestrado)—Universidade de Brasília, Faculdade de Tecnologia, Departamento de Engenharia Civil e Ambiental, 2008. | pt_BR |
dc.description.abstract | O objetivo principal deste trabalho é determinar a área de captação de uma estação metroviária
em função das características espaço-temporais dos deslocamentos dos seus usuários, mediante
a aplicação do modelo Prisma Espaço-Tempo e dos padrões de viagens. Para tanto, foi
desenvolvida uma metodologia baseada em pesquisas secundária e primária, aplicada no
Distrito Federal - DF. Na pesquisa secundária, foram levantados aspectos gerais relativos à
estrutura urbana do DF, assim como do Metrô. A pesquisa primária configurou-se na realização
de entrevistas nas 16 estações em funcionamento do Metrô DF, durante um dia típico no mês de
Junho de 2007, em horários de pico, com a finalidade de obter informações relativas ao
comportamento de viagens dos usuários. Para a obtenção das áreas de captação, os usuários
foram agregados segundo seus padrões de deslocamento. Os padrões com o modo a pé foram o
objeto da análise, pois este modo representou 66% do total dos usuários pesquisados. Para a
obtenção das áreas de captação foram adotadas as premissas do modelo Prisma Espaço-Tempo
mediante a utilização de isócronas e de elipses e polígonos, aplicados sobre os padrões
espacializados. Conclui-se que os comportamentos espaço-temporais de viagens dos usuários do
metrô serviram para a determinação da área de captação das estações, comprovando-se assim a
hipótese defendida, e gerando desta forma uma importante e inédita metodologia de análise dos
padrões de viagens. | pt_BR |
dc.language.iso | Português | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.title | Determinação da área de captação de uma estação de metrô por meio da utilização do modelo prisma espaço-tempo e padrões de viagens | pt_BR |
dc.type | Dissertação | pt_BR |
dc.subject.keyword | Área de captação | pt_BR |
dc.subject.keyword | Espaços públicos | pt_BR |
dc.subject.keyword | Metrô | pt_BR |
dc.subject.keyword | Padrão de deslocamento | pt_BR |
dc.location.country | BRA | pt_BR |
dc.description.unidade | Faculdade de Tecnologia (FT) | pt_BR |
dc.description.unidade | Departamento de Engenharia Civil e Ambiental (FT ENC) | pt_BR |
dc.description.ppg | Programa de Pós-Graduação em Transportes | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Teses, dissertações e produtos pós-doutorado
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