Skip navigation
Please use this identifier to cite or link to this item: http://repositorio.unb.br/handle/10482/1028
Files in This Item:
File Description SizeFormat 
2008_AlexandreHenriqueSilva.pdf11,88 MBAdobe PDFView/Open
Title: Determinação da área de captação de uma estação de metrô por meio da utilização do modelo prisma espaço-tempo e padrões de viagens
Authors: Silva, Alexandre Henrique
Orientador(es):: Gonzales Taco, Pastor Willy
Assunto:: Área de captação
Espaços públicos
Metrô
Padrão de deslocamento
Issue Date: Apr-2008
Citation: SILVA, Alexandre Henrique. Determinação da área de captação de uma estação de metrô por meio da utilização do modelo prisma espaço-tempo e padrões de viagens. 2008. 196 f. Dissertação (Mestrado em Transportes)-Universidade de Brasília, Brasília, 2008.
Abstract: O objetivo principal deste trabalho é determinar a área de captação de uma estação metroviária em função das características espaço-temporais dos deslocamentos dos seus usuários, mediante a aplicação do modelo Prisma Espaço-Tempo e dos padrões de viagens. Para tanto, foi desenvolvida uma metodologia baseada em pesquisas secundária e primária, aplicada no Distrito Federal - DF. Na pesquisa secundária, foram levantados aspectos gerais relativos à estrutura urbana do DF, assim como do Metrô. A pesquisa primária configurou-se na realização de entrevistas nas 16 estações em funcionamento do Metrô DF, durante um dia típico no mês de Junho de 2007, em horários de pico, com a finalidade de obter informações relativas ao comportamento de viagens dos usuários. Para a obtenção das áreas de captação, os usuários foram agregados segundo seus padrões de deslocamento. Os padrões com o modo a pé foram o objeto da análise, pois este modo representou 66% do total dos usuários pesquisados. Para a obtenção das áreas de captação foram adotadas as premissas do modelo Prisma Espaço-Tempo mediante a utilização de isócronas e de elipses e polígonos, aplicados sobre os padrões espacializados. Conclui-se que os comportamentos espaço-temporais de viagens dos usuários do metrô serviram para a determinação da área de captação das estações, comprovando-se assim a hipótese defendida, e gerando desta forma uma importante e inédita metodologia de análise dos padrões de viagens.
metadata.dc.description.unidade: Faculdade de Tecnologia (FT)
Departamento de Engenharia Civil e Ambiental (FT ENC)
Description: Dissertação (mestrado)—Universidade de Brasília, Faculdade de Tecnologia, Departamento de Engenharia Civil e Ambiental, 2008.
metadata.dc.description.ppg: Programa de Pós-Graduação em Transportes
Appears in Collections:Teses, dissertações e produtos pós-doutorado

Show full item record " class="statisticsLink btn btn-primary" href="/jspui/handle/10482/1028/statistics">



Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.