Skip navigation
Veuillez utiliser cette adresse pour citer ce document : http://repositorio.unb.br/handle/10482/10387
Fichier(s) constituant ce document :
Fichier Description TailleFormat 
2012_FaustoBatistaMendoca.pdf89,7 MBAdobe PDFVoir/Ouvrir
Titre: Análise de perigo de movimentos gravitacionais de massa do Tálus do maciço de Itatiaia associado à implantação de trem de alta velocidade : TAV Brasil
Auteur(s): Mendonça, Fausto Batista
Orientador(es):: Diniz, Noris Costa
Baptista, Gustavo Macedo de Mello
Assunto:: Geomorfologia
Tálus (Geologia)
Sensoriamento remoto
Geologia - avaliação de riscos
Movimentos gravitacionais de massa
Date de publication: 7-mai-2012
Référence bibliographique: MENDONÇA, Fausto Batista. Análise de perigo de movimentos gravitacionais de massa do Tálus do maciço de Itatiaia associado à implantação de trem de alta velocidade: TAV Brasil. xvi, 191 f., il. Dissertação(Mestrado em Geociências)-Universidade de Brasília, Brasília, 2012.
Résumé: O projeto do trem de alta velocidade a ser construído no Brasil ligará a cidade de Campinas, no estado de São Paulo, à cidade do Rio de Janeiro. Trata-se de uma obra linear inédita no país, que passará por tipos de terrenos diversos enfrentando condições adversas distintas. Este trabalho propõe um mapeamento de risco de deslizamentos na região do trecho 4 do traçado inicial, próximo à cidade de Itatiaia no interior do estado do Rio de Janeiro. As cicatrizes de deslizamento foram inventariadas por meio de fotointerpretação. Mapas temáticos da região com dados de pedologia, geomorfologia, uso e cobertura do solo, litologia, hipsometria e unidades geológico-geotécnicas no buffer de 2 km, foram utilizados como dados para a álgebra de mapas que resultou nos mapas de risco e de perigo do trecho avaliado. Os resultados apontaram a existência de risco alto à ocorrência de deslizamentos em quase todo o trecho 4. Esse fato aponta para a necessidade de uma avaliação geotécnica muito cuidadosa das condições geológicas das encostas que sofrerão intervenções durante a obra de engenharia. ______________________________________________________________________________ ABSTRACT
The design of high speed train to be built in Brazil will connect the Campinas city in São Paulo to Rio de Janeiro city. It is a linear work unprecedented in the Country, wich will go through various types of land experiencing different conditions. This job presents a risk mapping of landslides in the region of the fourth section of the planning route, on a region near the city of Itatiaia in Rio de Janeiro. Landslides were inventoried by meas of photointerpretation. Thematic maps of the region with data from pedology, geomorphology, land use an land cover, lithology, hypsometry and geological/geotechnical units on a 2km buffer were used for the map algebra wich generates the risk and hazard maps. The results indicate the existence of high risk to the ocurrence of landslides in almost section four showing the need of a very thorough geotechnical evaluation of the slopes geological conditions that will suffer interventions during engineering work.
Description: Dissertação (mestrado)—Universidade de Brasília, Instituto de Geociências, 2012.
Collection(s) :Teses, dissertações e produtos pós-doutorado

Affichage détaillé " class="statisticsLink btn btn-primary" href="/jspui/handle/10482/10387/statistics">



Tous les documents dans DSpace sont protégés par copyright, avec tous droits réservés.