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Title: Discriminação de diferença de frequência de sons e aprendizagem de leitura musical
Authors: Pereira, Emerson de Sousa
Orientador(es):: Hanna, Elenice Seixas
Assunto:: Leitura - música
Som - frequência
Issue Date: 15-May-2012
Citation: PEREIRA, Elenice Seixas. Discriminação de Diferença de Frequência de Sons e Aprendizagem de Leitura Musical. 2012, viii, 58 f., il. Dissertação (Mestrado em Ciências do Comportamento)—Universidade de Brasília, Brasília, 2012.
Abstract: O presente estudo avaliou o efeito do treino prévio de discriminação de frequências de sons na aquisição das relações condicionais, formação de classes equivalentes e leitura recombinativa, em tarefas de escolha e de tocar teclado. Foram utilizadas como estímulos sequências de notas em som (A), notação em Clave de Fá (B) e figura de teclados (C). Seis estudantes universitários participaram de duas fases experimentais de treinos e testes de relações condicionais, antecedidas do treino e teste de discriminação tonal. Metade dos participantes realizou a Condição Auditiva, com estímulos auditivos no Treino de Discriminação Tonal, e a outra metade, a Condição Visual, com estímulos visuais. Na Fase 1, foram treinadas duas relações AB e AC, e acrescentadas outras duas na Fase 2. Após estes treinos, eram realizados treinos mistos (CRF e VR-2), seguidos de Testes de Relações Condicionais e Teste de Tocar Teclado, com estímulos de treino e recombinados e o Teste de Discriminação Tonal. Houve formação de classes equivalentes e transferência de controle de estímulos para a resposta de tocar teclado, bem como aumento do desempenho de leitura recombinativa ao longo das fases. Observou-se também melhor desempenho nos testes de relações condicionais e de tocar teclado quando utilizados apenas estímulos visuais, mas houve resultados semelhantes em ambas as condições, que apresentaram altos escores no Teste de Discriminação Tonal desde o pré-teste. Sugere-se que estudos posteriores selecionem participantes pelo baixo escore em tarefas de discriminação tonal e utilize procedimento de treino mais criterioso para esta habilidade. Palavras-chave: discriminação tonal, relações condicionais, classes equivalentes, leitura recombinativa, estudantes universitários. ___________________________________________________________________________________ ABSTRACT
This study evaluated the effect of prior training in frequency discrimination of sounds on the acquisition of conditional relations, formation of equivalence classes and recombinative reading in tasks of matching and playing keyboards. Sequences of notes into sound (A), notation in Bass Clef (B) and piano keyboard pictures (C) were used as stimuli. Six college students participated in two experimental phases of training and testing of conditional relations, preceded by frequency discrimination training and testing. Half the participants performed the Auditory Condition, with auditory stimuli in Tone Discrimination Training, and the other half, the Visual Condition, with visual stimuli. In Phase 1, two relations were trained AB and AC, and added another two in Phase 2. After these training sessions, Mixed Training (CRF e VR-2) was performed, followed by Conditional Relations Tests and Keyboard Playing Test, with training and recombined stimuli and Frequency Discrimination Test. There was formation of equivalence classes and transfer of stimulus control for the keyboard playing response, as well as increased recombinative reading performance over the phases. It was also observed improved performance on conditional relations and keyboard playing tests when visual stimuli used only, but there were no major differences in results in both conditions, which had high scores on the Tone Discrimination Test from the pretest. It is suggested that further studies select participants by low score in tone discrimination tasks and apply more criterious training procedure for this skill.
Description: Dissertação (mestrado)—Universidade de Brasília, Programa de Pós-Graduação em Ciências do Comportamento, Departamento de Processos Psicológicos Básicos, Instituto de Psicologia, 2012.
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