Skip navigation
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.unb.br/handle/10482/10486
Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2012_SimoneLimaGomes.pdf2,5 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorAndrade, Mariana Rosa Mastrella de-
dc.contributor.authorGomes, Simone Lima-
dc.date.accessioned2012-05-16T18:33:32Z-
dc.date.available2012-05-16T18:33:32Z-
dc.date.issued2012-05-16-
dc.date.submitted2012-03-09-
dc.identifier.citationGOMES, Simone Lima. O uso de canções como ferramenta pedagógica para o ensino crítico em língua estrangeira: uma experiência nas aulas de inglês. 2012. 179 f., il. Dissertação(Mestrado em Linguística Aplicada)—Universidade de Brasília, Brasília, 2012.en
dc.identifier.urihttp://repositorio.unb.br/handle/10482/10486-
dc.descriptionDissertação (mestrado)—Universidade de Brasília, Instituto de Letras, Departamento de Línguas Estrangeiras e Tradução,2012.en
dc.description.abstractEste estudo investiga os aspectos envolvidos no fazer pedagógico do ensino crítico de línguas e como o uso de canções tem o potencial de propiciar a aprendizagem da língua inglesa numa perspectiva crítica. Nesse sentido, os pressupostos teóricos perpassam pelo campo do ensino crítico, das canções, das crenças, da interação e da motivação. Um professor e três de suas alunas, de uma turma do 2º ano do ensino médio, foram os participantes desta investigação. A metodologia adotada foi a pesquisa de natureza qualitativa-interpretativista. Os instrumentos de coleta de dados foram as observações com notas de campo, o momento de reflexão, os planejamentos das aulas, as aulas implementadas e as entrevistas semiestruturadas. Nos resultados se revelaram três aspectos imbricados no desenvolvimento do trabalho crítico, sendo eles: as crenças, as questões relativas ao fazer pedagógico e as relações de poder. E é por meio de técnicas, estratégias e recursos que o uso de canções pode contemplar e oportunizar uma cidadania crítica. Portanto, se faz necessário considerar o contexto, a realidade dos participantes envolvidos, as estratégias e os recursos existentes, entre outros. Para que, então, cada um faça suas escolhas e planeje a melhor maneira de construir e promover suas oportunidades voltadas para uma cidadania crítica no ensino de línguas. ______________________________________________________________________________ ABSTRACTen
dc.description.abstractThis study investigates the involved aspects in the pedagogical teaching of critical languages teaching, and how the use of songs has the potential to provide the English language learning in a critical perspective. In this sense, the theoretical assumptions permeate the fields of critical teaching, songs, beliefs, interaction and motivation. One teacher and three of his students, of a class of the 2ndyear of high school, were the participants involved in this investigation. The research methodology adopted was qualitative and interpretativist nature. The instruments of data collection were observations with field notes, a moment of reflection, lesson plans, implemented classes and semistructured interviews. The results revealed three aspects embedded in the development of the critical work implemented, such as: the beliefs, the issues relating to the pedagogical teaching and power relations. And it’s through of the techniques, strategies and resources that the use of songs can contemplate and provide a critical citizenship.Therefore, it’s necessary consider the context, the reality of the participants involved, the strategies and resources. Then, each one makes your choices and plans the best way to construct and promote your opportunities to a critical citizenship in languages teaching.en
dc.language.isoPortuguêsen
dc.rightsAcesso Abertoen
dc.titleO uso de canções como ferramenta pedagógica para o ensino crítico em língua estrangeira : uma experiência nas aulas de inglêsen
dc.typeDissertaçãoen
dc.subject.keywordLíngua inglesa - estudo e ensinoen
dc.subject.keywordMúsica na educaçãoen
dc.subject.keywordMotivação na educaçãoen
dc.rights.licenseA concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor com as seguintes condições: Na qualidade de titular dos direitos de autor da publicação, autorizo a Universidade de Brasília e o IBICT a disponibilizar por meio dos sites www.bce.unb.br, www.ibict.br, http://hercules.vtls.com/cgi-bin/ndltd/chameleon?lng=pt&skin=ndltd sem ressarcimento dos direitos autorais, de acordo com a Lei nº 9610/98, o texto integral da obra disponibilizada, conforme permissões assinaladas, para fins de leitura, impressão e/ou download, a título de divulgação da produção científica brasileira, a partir desta data.-
Aparece nas coleções:Teses, dissertações e produtos pós-doutorado

Mostrar registro simples do item Visualizar estatísticas



Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.