http://repositorio.unb.br/handle/10482/10486
Fichero | Descripción | Tamaño | Formato | |
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2012_SimoneLimaGomes.pdf | 2,5 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Título : | O uso de canções como ferramenta pedagógica para o ensino crítico em língua estrangeira : uma experiência nas aulas de inglês |
Autor : | Gomes, Simone Lima |
Orientador(es):: | Andrade, Mariana Rosa Mastrella de |
Assunto:: | Língua inglesa - estudo e ensino Música na educação Motivação na educação |
Fecha de publicación : | 16-may-2012 |
Data de defesa:: | 9-mar-2012 |
Citación : | GOMES, Simone Lima. O uso de canções como ferramenta pedagógica para o ensino crítico em língua estrangeira: uma experiência nas aulas de inglês. 2012. 179 f., il. Dissertação(Mestrado em Linguística Aplicada)—Universidade de Brasília, Brasília, 2012. |
Resumen : | Este estudo investiga os aspectos envolvidos no fazer pedagógico do ensino crítico de línguas e como o uso de canções tem o potencial de propiciar a aprendizagem da língua inglesa numa perspectiva crítica. Nesse sentido, os pressupostos teóricos perpassam pelo campo do ensino crítico, das canções, das crenças, da interação e da motivação. Um professor e três de suas
alunas, de uma turma do 2º ano do ensino médio, foram os participantes desta investigação. A metodologia adotada foi a pesquisa de natureza qualitativa-interpretativista. Os instrumentos de
coleta de dados foram as observações com notas de campo, o momento de reflexão, os
planejamentos das aulas, as aulas implementadas e as entrevistas semiestruturadas. Nos resultados se revelaram três aspectos imbricados no desenvolvimento do trabalho crítico, sendo
eles: as crenças, as questões relativas ao fazer pedagógico e as relações de poder. E é por meio de técnicas, estratégias e recursos que o uso de canções pode contemplar e oportunizar uma cidadania crítica. Portanto, se faz necessário considerar o contexto, a realidade dos participantes envolvidos, as estratégias e os recursos existentes, entre outros. Para que, então, cada um faça suas escolhas e planeje a melhor maneira de construir e promover suas oportunidades voltadas para uma cidadania crítica no ensino de línguas. ______________________________________________________________________________ ABSTRACT This study investigates the involved aspects in the pedagogical teaching of critical languages teaching, and how the use of songs has the potential to provide the English language learning in a critical perspective. In this sense, the theoretical assumptions permeate the fields of critical teaching, songs, beliefs, interaction and motivation. One teacher and three of his students, of a class of the 2ndyear of high school, were the participants involved in this investigation. The research methodology adopted was qualitative and interpretativist nature. The instruments of data collection were observations with field notes, a moment of reflection, lesson plans, implemented classes and semistructured interviews. The results revealed three aspects embedded in the development of the critical work implemented, such as: the beliefs, the issues relating to the pedagogical teaching and power relations. And it’s through of the techniques, strategies and resources that the use of songs can contemplate and provide a critical citizenship.Therefore, it’s necessary consider the context, the reality of the participants involved, the strategies and resources. Then, each one makes your choices and plans the best way to construct and promote your opportunities to a critical citizenship in languages teaching. |
Descripción : | Dissertação (mestrado)—Universidade de Brasília, Instituto de Letras, Departamento de Línguas Estrangeiras e Tradução,2012. |
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Aparece en las colecciones: | Teses, dissertações e produtos pós-doutorado |
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