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Título: Análise técnica e avaliação de trechos experimentais de misturas solo-lama de cal com vistas a aplicações em estradas florestais
Outros títulos: Technical analysis and evaluation of experimental field road sites of soil-whitewash mud mix
Autor(es): Machado, Carlos Cardoso
Pereira, Reginaldo Sérgio
Trindade, Tiago Pinto da
Lima, Dario Cardoso de
Carvalho, Carlos Alexandre Braz de
Santos, Sérgio Luis Martins
Assunto: Lama de cal
Estradas florestais
Materiais de construção - testes
Data de publicação: Abr-2007
Editora: Centro de Pesquisas Florestais/UFSM
Referência: MACHADO, Carlos Cardoso et al. Análise técnica e avaliação de trechos experimentais de misturas solo-lama de cal com vistas a aplicações em estradas florestais. Revista Árvore, Viçosa-MG, v.31, n.2, p.265-274, mar./abr. 2007. Disponível em: <http://www.scielo.br/pdf/rarv/v31n2/a09v31n.pdf>. Acesso em: 22 maio 2012.
Resumo: Trechos rodoviários experimentais são ferramentas úteis para a avaliação da eficiência de material de construção de estradas. Neste artigo, apresenta-se uma avaliação do desempenho de trechos experimentais construídos com camadas de solos estabilizados com o resíduo sólido industrial denominado lama de cal, que é um subproduto gerado em indústrias de celulose. Com base nos resultados de ensaios de resistência mecânica de um extenso programa de laboratório, em que se realizaram ensaios de caracterização dos solos e estudos de dosagem das misturas, foram construídos três trechos experimentais na região de Alagoinhas, Bahia, Brasil. Em uma avaliação qualitativa desses trechos experimentais, o melhor desempenho de campo foi associado àquele construído com a mistura contendo 70% de solo cascalho de primeira e 30% do resíduo lama de cal.
Abstract: Experimental field road test sites are useful technical tools for evaluating the efficiency of road engineering materials. This paper is directed to the evaluation of performance of experimental field road test sites built using mixtures of in-place soils and industrial waste from the cellulose industry named whitewash mud. Analysis of data from an extensive laboratory testing program including soils geotechnical characterization and mixtures mechanical strength tests led to the construction of three experimental field road test sites in the municipality of Alagoinhas, Bahia State, Brazil. Data from a qualitative evaluation of these sites under field traffic conditions support that best performance can be associated to the road pilot test site built using mixture contents of 70 % of first class gravel and 30 % of whitewash mud.
Licença: Revista Árvore - Todo o conteúdo deste periódico, exceto onde está identificado, está licenciado sob uma Licença Creative Commons (CC BY - NC). Fonte: http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_serial&pid=0100-6762&lng=pt&nrm=iso. Acesso em: 22 maio 2012.
DOI: http://dx.doi.org/10.1590/S0100-67622007000200009
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