Skip navigation
Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: http://repositorio.unb.br/handle/10482/10608
Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción Tamaño Formato  
2012_RitaMaraReisCosta.pdf1,17 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir
Título : Conversando nas aulas de ciências : um diálogo entre educomunicação e abordagem temática na EJA
Autor : Costa, Rita Mara Reis
Orientador(es):: Bizerril, Marcelo Ximenes Aguiar
Assunto:: Freire, Paulo, 1921-1997
Ciências (Ensino fundamental) - estudo e ensino
Educação de jovens e adultos
Fecha de publicación : 29-may-2012
Citación : COSTA, Rita Mara Reis. Conversando nas aulas de Ciências: um diálogo entre ducomunicação e abordagem temática na EJA. 2012. 115 f., il. Dissertação (Mestrado em Ensino de Ciências)-Universidade de Brasília, Brasília, 2012.
Resumen : A presente investigação consiste em um programa de intervenção nas aulas de Ciências Naturais da Educação de Jovens e Adultos (EJA), tendo como princípio de ação o diálogo proposto por Paulo Freire. A abordagem temática adotada nesse trabalho visou fornecer relevância e significado aos conteúdos de ciências da 7ª série do ensino fundamental. A heterogeneidade das turmas, característica dessa modalidade de educação básica, e as experiências de vida dos estudantes foram aspectos valorizados e que enriqueceram os debates e diálogos. A sala de aula tornou-se um ambiente de vivência da educomunicação, entendida como um espaço de debate e construção de conhecimentos sobre ciências e sobre si mesmo. Os produtos dos meios de comunicação foram instrumentos inseridos na prática pedagógica como incentivadores de reflexão visando uma educação que possibilitou uma leitura crítica dos produtos da mídia. A pesquisa baseou-se na metodologia qualitativa, tendo-se utilizado dos princípios da pesquisa-ação como orientação para a participação ativa de todos os agentes na execução desse trabalho. Os dados foram construídos na sala de aula com os extratos das falas dos estudantes, com trechos dos seus trabalhos escritos, gravações de áudio e com a entrevista semi-estruturada aplicada ao final da intervenção. Concluiu-se que essa proposta foi importante para a construção de conhecimentos na disciplina de ciências naturais além de promover o desenvolvimento de aspectos nos estudantes ligados ao aumento da auto-estima, melhora na participação das atividades e maior autonomia no processo de ensino-aprendizagem. ______________________________________________________________________________ ABSTRACT
The following investigation consists of an intervention program in Natural Science classes for the Young and Adults Education (YAE), an adult education segment promoted by the Brazilian public school system. The program's action principle is based on educator Paulo Freire's proposed dialog. The thematic approach adopted in this work aims at providing relevance and significance to the contents of the elementary school's 7th grade Science education. The heterogeneity of the classrooms, characteristic of this form of basic education, as well as the life experience of the students were valued and enriched the debates and dialogs. The classroom became an educommunicative environment, a space of debate and construction of knowledge about science and itself. Media products were inserted in the pedagogical practice as incentives for reflection directed at an education that allows for critical reading of those products. The research was based on qualitative methodology, and the research-action principles were used as guidance to an active participation of all agents involved the execution of this task. The data was gathered in the classroom with extracts from students' speeches, excerpts from their written assignments, audio recordings and semi-structured interviews conducted at the end of the intervention. In conclusion, this proposal was important for building knowledge in Natural Science education besides promoting the development of certain aspects in students related to self-esteem, improvement of participation in the activities and greater autonomy in the teaching-learning process.
Descripción : Dissertação (mestrado)—Universidade de Brasília, Instituto de Ciências Biológicas, Física e Química, Programa de Pós-graduação em Ensino de Ciências, Mestrado Profissionalizante em Ensino de Ciências, 2012.
Aparece en las colecciones: Teses, dissertações e produtos pós-doutorado

Mostrar el registro Dublin Core completo del ítem " class="statisticsLink btn btn-primary" href="/jspui/handle/10482/10608/statistics">



Los ítems de DSpace están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, a menos que se indique lo contrario.