http://repositorio.unb.br/handle/10482/10678
Fichero | Descripción | Tamaño | Formato | |
---|---|---|---|---|
2012_Fernando Mourao Gutierrez.pdf | 4,15 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Título : | O cinema de animação na era digital : hibridismos e mutações |
Autor : | Gutiérrez, Fernando Mourão |
Orientador(es):: | Venturelli, Suzete |
Assunto:: | Recursos audiovisuais Cinematografia digital |
Fecha de publicación : | 12-jun-2012 |
Data de defesa:: | 30-mar-2012 |
Citación : | GUTIÉRREZ, Fernando Mourão. O cinema de animação na era digital: hibridismos e mutações. 2012. 143., il. Dissertação (Mestrado em Artes)—Universidade de Brasília, Brasília, 2012. |
Resumen : | A pesquisa investiga o processo de realização audiovisual em animação, elencando seu histórico e descrevendo a sua evolução técnica em virtude do surgimento de novas tecnologias. Analisando seu processo evolutivo discute a influência das novas tecnologias no fazer artístico de animação, desde o acetato, às tecnologias digitais de manipulação de imagens, até a captura de movimento digital. A partir deste contexto histórico, organiza as propriedades que regulam os trabalhos de animação, com base nos modelos industriais e nas produções independentes, que não se sujeitam às regras e amarras criativas estabelecidas pelo mass media. Dentro dessa perspectiva propõe uma reflexão a respeito das motivações de um animador, do que o instiga, e da filosofia que sustenta o ato de animar. Dedica-se a exposição sequencial e normativa da realização de uma obra cinematográfica em animação, estruturando seus passos e a organização de suas propriedades conceituais, norteada pela experimentação de diversas técnicas de animação, a fim de corroborar e fomentar novas discussões para o entendimento do fazer artístico contemporâneo. _______________________________________________________________________________ ABSTRACT The study investigates the process of realization of audiovisual entertainment, detailing its history and describing its technical evolution because of the emergence of new technologies. By analyzing its evolutionary process discusses the influence of new technologies in the artistic animation, from acetate, the digital technologies of image manipulation, to digital motion capture. From this historical context, organize the properties that govern the animation work, based on industrial models and in independent productions, which are not subject to rules established by the mass media. Within this perspective proposes a reflection on the motivations of an entertainer than the instigator, and philosophy that underlies the act of animating. Dedicated to the sequential and regulatory work for an animated film, structuring their steps and conceptual organization of their properties, guided by experimenting with different animation techniques in order to corroborate and to stimulate further discussions to understand the art making contemporary. |
Descripción : | Dissertação (mestrado)—Universidadea de Brasília, Instituto de Artes, Programa de Pós-Graduação em Artes, 2012. |
Aparece en las colecciones: | Teses, dissertações e produtos pós-doutorado |
Los ítems de DSpace están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, a menos que se indique lo contrario.