Skip navigation
Veuillez utiliser cette adresse pour citer ce document : http://repositorio.unb.br/handle/10482/10692
Fichier(s) constituant ce document :
Fichier Description TailleFormat 
2011_Priscilla Petrucci Alabarse.pdf1,33 MBAdobe PDFVoir/Ouvrir
Titre: Visita ao museu de ciências : uma análise das relações que se estabelecem entre o visitante, o monitor e o objeto da exposição
Auteur(s): Alabarse, Priscilla Petrucci
Orientador(es):: Carneiro, Maria Helena da Silva
Assunto:: Museus - ciência - estudo e ensino
Educação não-formal
Date de publication: 13-jui-2012
Référence bibliographique: ALABARSE, Priscilla Petrucci. Visita ao museu de ciências: uma análise das relações que se estabelecem entre o visitante, o monitor e o objeto da exposição. 2011. iv, 110 f., il. Dissertação (Mestrado em Educação)—Universidade de Brasília, Brasília, 2011.
Résumé: Esta pesquisa tem como objetivo analisar as interações que ocorrem entre o monitor da exposição e os estudantes, e desses com os objetos da exposição durante uma visita ao Laboratório de Óptica no Espaço Ciência em Cena do Museu da Vida, no intuito de aproximar o estudo da Óptica aos alunos, uma vez que esse se distancia da realidade nos esquadros formais de ensino. O lócus da pesquisa apresenta aparatos que possibilitam estimular o visitante a refletir sobre fenômenos ópticos e despertar o interesse pela ciência. Este estudo busca compreender a melhor dinâmica que constrói a prática educativa nesses espaços de educação não formal, ancorado nos fundamentos da abordagem qualitativa por meio de entrevista semiestruturada, observação direta e observação participativa. Os participantes da pesquisa são alunos do 1º ano do Ensino Médio, professor e monitor. Ao confrontar os dados com a literatura percebemos pontos dificultadores para a interação no espaço e consequentemente a apropriação do conhecimento científico. Assim, essa pesquisa poderá servir como indicador na melhoria da mediação ocorrente nos espaços museais. ______________________________________________________________________________________ ABSTRACT
This research aims to analyze the interaction that occur between the monitor exposure and the students, and those with the objects of the exhibition during a visit to the optics laboratory located within the “Espaço Ciência em Cena” of the “Museu da Vida”, in order to provide the learning of Optics by the students, since this is far from the reality in the brackets of formal education. The locus of this research presents stimulating devices that allow the visitor to reflect on optical phenomena, and generate interest in science. This study seeks to understand the dynamic that builds the best educational practices in these areas of non-formal education, anchored in the fundamentals of qualitative approach using semi-structured interviews, direct observation and participant observation. Survey participants are students of 1st year of high school, teacher and monitor. By comparing the data with the literature we found points of difficulties to realize the interaction in space and hence the appropriation of scientific knowledge. Thus, this research may serve as an indicator of the improvement in the mediation ocurring within the museum spaces.
metadata.dc.description.unidade: Faculdade de Educação (FE)
Description: Dissertação (mestrado)—Universidade de Brasília, Faculdade de Educação, Programa de Pós-graduação em Educação, 2011.
metadata.dc.description.ppg: Programa de Pós-Graduação em Educação
Collection(s) :Teses, dissertações e produtos pós-doutorado

Affichage détaillé " class="statisticsLink btn btn-primary" href="/jspui/handle/10482/10692/statistics">



Tous les documents dans DSpace sont protégés par copyright, avec tous droits réservés.