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Please use this identifier to cite or link to this item: http://repositorio.unb.br/handle/10482/10803
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Title: Myopic loss aversion : uma abordagem experimental da relação com a frequência de informação e a flexibilidade de escolha
Authors: Schoti, Camila
Orientador(es):: Resende, José Guilherme de Lara
Assunto:: Risco (Economia)
Issue Date: 25-Jun-2012
Citation: SCHOTI, Camila. Myopic loss aversion: uma abordagem experimental da relação com a frequência de informação e a flexibilidade de escolha. 2011. 50 f., il. Dissertação (Mestrado em Ciências Econômicas)—Universidade de Brasília, Brasília, 2011.
Abstract: A literatura baseada em conceitos da Prospect Theory, em particular o conceito Myopic Loss Aversion (MLA), sugere que em situações de escolha sob incerteza ou risco a agregação de resultados econômicos reduz a aversão excessiva ao risco. Diversos experimentos limitaram informação e reduziram flexibilidade de escolha para induzir a agregação. Com esta técnica, confirmaram o que a literatura baseada na Prospect Theory prevê: participantes tendem a exibir menos MLA e, consequentemente, menos aversão ao risco. Neste trabalho realizamos experimento cujos resultados corroboram o efeito da agregação, porém, também obtivemos evidência de que existe um limite para a sua influência sobre o comportamento frente ao risco. Finalmente, obtivemos resultados que sugerem que a aprendizagem pode contribuir para reduzir a Myopic Loss Aversion, mas não é capaz de eliminá-la completamente. ____________________________________________________________________________________ ABSTRACT
The literature based on concepts of the Prospect Theory, specifically the concept of Myopic Loss Aversion (MLA), suggests that in situations of choice under uncertainty, aggregation of economic results reduces excessive risk aversion. Several experiments restricted information and choice flexibility to induce aggregation. With this technique they confirmed what literature based on Prospect Theory had foreseen: participants tend to exhibit less MLA and therefore less risk aversion. In this paper we made an experiment which results sustain the effect of aggregation; however, it also shows that there is a limit for its influence on choice behavior. Finally, our results indicate that learning can contribute to reduce Myopic Loss Aversion, but it is not capable to eliminate it completely.
metadata.dc.description.unidade: Faculdade de Economia, Administração, Contabilidade e Gestão de Políticas Públicas (FACE)
Departamento de Economia (FACE ECO)
Description: Disertação (mestrado)—Universidade de Brasília, Faculdade de Economia, Administração, Contabilidade, e Ciências da Informação e Documentação, Departamento de Economia, Programa de Pós Graduação, 2011.
metadata.dc.description.ppg: Programa de Pós-Graduação em Economia
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