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Please use this identifier to cite or link to this item: http://repositorio.unb.br/handle/10482/10813
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Title: Fundamentos éticos e epistemológicos das propostas em torno da ecologia humana
Authors: Pinto, Magda Pereira
Orientador(es):: Catalão, Vera Margarida Lessa
Pires, Iva Miranda
Assunto:: Ecologia humana - educação
Abordagem interdisciplinar do conhecimento na educação
Issue Date: 25-Jun-2012
Citation: PINTO, Magda Pereira. Fundamentos éticos e epistemológicos das propostas em torno da ecologia humana. 2012. 207 f., il. Tese (Doutorado em Educação)—Universidade de Brasília, Brasília, 2012.
Abstract: Esta pesquisa tem como proposta primordial verificar as diversas concepções éticas que envolvem a Ecologia Humana. Para tanto, focalizamos os aspectos históricos e epistemológicos que envolvem o conceito trazendo as diferentes abordagens de autores sobre essa temática. Além da abordagem teórica, também analisamos quatro instituições que trabalham com Ecologia Humana e Ecologia Profunda: a Unipaz, o Instituto Calliandra, a Universidade de Brasília e a Universidade Nova de Lisboa. Como aporte teórico, trouxemos algumas reflexões sobre o paradigma da razão clássica como forma de entender melhor as bases do pensamento clássico que tem influenciado o pensamento moderno e contemporâneo. Também apontamos outras possíveis racionalidades que privilegiam novos paradigmas apoiados na complexidade e na transdisciplinaridade como forma de refletir sobre outras posturas possíveis. Trabalhamos a ética como um dos pontos principais da pesquisa, apontando suas bases conceituais do Ethos e ethos, de morada e costumes. Apresentamos um breve panorama dos ideais éticos que permearam e permeiam nossa história e também trouxemos algumas reflexões sobre concepções da ética ecológica que permitem verificar desde a visão antropocêntrica, do conservacionismo, do biocentrismo, à visão holística e complexa da relação ser humano-natureza. Essas concepções ecológicas nos auxiliaram na análise e reflexão sobre os fundamentos éticos que envolvem as instituições pesquisadas. Sobre Ecologia Humana, apontamos a trajetória histórica do conceito, bem como apontamos as práticas desenvolvidas pelas instituições, as concepções éticoecológicas que norteiam essas práticas e os instrumentos pedagógicos e epistemológicos que são utilizados pelas instituições. O estudo apresentou uma diversidade de abordagens, práticas e reflexões em Ecologia Humana, apontou várias correntes e escolas que abordam o conceito, privilegiando as diferentes dimensões do ambiente, da ação e formação humana. A pesquisa demonstrou que as instituições não-acadêmicas apontam para uma Ecologia Humana profunda segundo a qual privilegiam o desenvolvimento do ser humano, tendo possibilidade de vivenciar as formações numa perspectiva mais complexa e transdisciplinar. As instituições acadêmicas buscam, pela pluridisciplinaridade e transdisciplinaridade, superar em suas atividades o paradigma positivista, ainda esbarrando nas dificuldades ora das instituições a que estão vinculadas, ora do próprio modelo clássico ainda tão arraigado. Pode-se verificar que todas as instituições estão num movimento aberto de transformação permanente, o que demonstra um movimento de superação do modelo linear mecanicista. _________________________________________________________________________________ ABSTRACT
This research aims primarily at identifying the various ethical concepts surrounding Human Ecology. To accomplish that goal, it focuses on the historical and epistemological aspects of that concept put forth by different authors. Besides the theoretical approach, four institutions working with Human and Deep Ecology were analyzed: Unipaz, Instituto Calliandra, Universidade de Brasília and Universidade Nova de Lisboa. As theoretical backup we have brought up some reflections on the paradigms of classic reason as a way to better understand the bases of classic thought that have influenced modern and contemporary thought. We also pointed out to other possible rationalities that favor new paradigms built upon complexity and transdisciplinarity as a way of reflecting on other possible standpoints. We put ethics in the center of the research, pointing to its conceptual bases of Ethos and ethos, that is, home and customs. We presented a brief panorama of the ethical ideals that permeated and are still embedded in our history, as well as some reflections on the concepts of ecological ethics that allow us to take a look at the anthropocentric standpoint, conservationism and biocentrism up to the holistic, complex standpoint of the relationship between human and nature. Those ecological concepts aided the analysis and reflection on the ethical foundations surrounding the institutions that were looked upon. Regarding Human Ecology, we have pointed out the historical trajectory of the concept as well as the practices employed at thise institutions, the ethical-ecological concepts that guide those practices and their pedagogical and epistemological instruments. The study presented a variety of approaches, practices and reflections on Human Ecology and pointed out to many schools and tendencies that deal with the concept, favoring the different aspects of environment, action and human formation. The research has demonstrated that non-academic institutions aim at a Human Ecology that favors the development of the human being making it possible to embody its formation in a complex and transdisciplinary perspective. The academic institutions seek to overcome the positivist paradigm through pluridisciplinarity and transdisciplinarity, but are still limited by their own administrative systems or even the classic model itself that is still so resilient. It is noticeable, though, that all institutions are moving towards permanent transformation, which shows a motion to overcome the linear mechanistic model.
metadata.dc.description.unidade: Faculdade de Educação (FE)
Description: Tese (doutorado)—Universidade de Brasília, Faculdade de Educação, Programa de Pós-graduação em Educação, 2012.
metadata.dc.description.ppg: Programa de Pós-Graduação em Educação
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