http://repositorio.unb.br/handle/10482/1102
Fichero | Descripción | Tamaño | Formato | |
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Tese_2007_AlbertoCavalcanti.pdf | 1,82 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Título : | Música popular : janela-espelho entre o Brasil e o mundo |
Autor : | Cavalcanti, Alberto R. |
Orientador(es):: | Santos, Mariza Veloso Motta |
Assunto:: | Música popular Matriz cultural Classe média |
Fecha de publicación : | oct-2007 |
Data de defesa:: | oct-2007 |
Citación : | CAVALCANTI, Alberto R. Música popular: janela-espelho entre o Brasil e o mundo. 2007. 411 f. Tese (Doutorado em Sociologia)-Universidade de Brasília, Brasília, 2007. |
Resumen : | A tese estuda a música popular brasileira do período 1958-68, quando entraram em
atividade autores que depois se tornaram intelectuais públicos. Três estilos de canção são
considerados: bossa nova, nacional-popular e tropicalista. Para situá-los, são concebidos três
tipos paradigmáticos de discurso em face do dilema entre ser nacional e internacional. As
perguntas centrais são: como os autores de música popular imaginam o Brasil e sua inserção
nessa comunidade imaginada? Como manejam as diferentes possibilidades de
posicionamento discursivo-cancional em face de tal comunidade? Também constata-se a
permanência do repertório produzido desde a emergência da bossa nova, donde se pergunta
se o prestígio musical e o extra-musical estão articulados, e como.
O referencial teórico integra as noções de campo e posição, de Pierre Bourdieu, de
formação discursiva e contradição intrínseca, de Michel Foucault, de signo ideológico e
horizonte apreciativo, de Mikhail Bakhtin e Valentin Volochínov, e de estrutura de
sentimento, de Raymond Williams, bem como a de distinção, haurida em Norbert Elias,
Edmond Goblot e Bourdieu. Compreende a canção e sua enunciação como tendentes à
polissemia e, portanto, a servir de objeto e arma em embates discursivos e estratégias de
distinção. A noção de indústria cultural é criticada e preterida em benefício do enfoque dos
estudos culturais.
Para responder às perguntas, é formulada a noção de matriz cultural, que atenta para
a competição e cooperação entre diferentes campos artísticos e intelectuais e respectivos
aparatos de produção e ajuda a explicar como uma posição num campo pode ser
simbolicamente reforçada pela cooperação entre campos. Conclui-se que a projeção de
autores de música popular no espaço social, para lá de seus campos de atuação, tornou-se
possível em função da capitalização da posição que eles ocuparam no campo da música
popular.
O que sustenta a permanência do repertório produzido desde o início do período é a
estrutura de sentimento que nelas se expressa, correspondente ao padrão de gosto legitimado
pela classe média universitária como parte de sua estratégia de distinção social. As três
estéticas lidam com a incorporação de elementos estrangeiros. Primeiro, modernizam;
depois, renegociam as noções de nacional e internacional inscritas no repertório que
constituem.
__________________________________________________________________________________________ ABSTRACT This is a study on brazilian popular music in the years 1958-68, a time when songwriters who would later become public intellectuals started their careers. Three song styles are considered: bossa nova, national-popular and tropicalist. Three paradigmatic types of discourse are conceived, in order to place song authors’ response to the dilemma of being musically national/international. The main questions are: how do they imagine Brazil to be and how do they conceive their insertion in this imagined community? How do they manage the different positions they could take in their work and public statements in face of their view of Brazil? Another peculiarity about this period is the endurance of the song repertoire produced by those authors and by bossa nova. This leads to the question: are their musical and extra-musical prestige connected with each other? How? The theoretical framework integrates Pierre Bourdieu’s notions of field and position, Michel Foucault’s discoursive formation and intrinsic contradiction, Bakhtin-Volosínov’s ideological sign and evaluative purview, Raymond Williams’ structure of feeling, and finally the concept of distinction, collected from Edmond Goblot, Norbert Elias, and Bourdieu. Songs and song enunciation are took as polysemy inclined artifacts, and so, they serve as discoursive struggling subjects as well as weapons in distinction strategies. Accordingly, the cultural studies approach prevails over the concept of culture industry. To tackle the proposed questions, the notion of cultural matrix is introduced. It takes into account the competition and cooperation among different art and intellectual fields as well as their means of production. This notion helps to explain how a given position in a given field may be empowered by the way different fields cooperate. The study concludes that the symbolic capitalization of some popular song authors, which enabled them to become public intellectuals, was an effect of that empowerment. The reason why a noticeable part of the songs produced in those years became enduring items in the current brazilian popular song repertoire is the structure of feeling that they express, which corresponds to the standards of taste adopted as legitimate by college educated middle class, as part of its social distinction strategy. The sequence of the three song styles first modernizes, then renegotiates the notions of “national” and “international” inscribed in the repertoire that they constitute. |
Descripción : | Tese (doutorado)—Universidade de Brasília, Instituto de Ciências Sociais, Departamento de Sociologia, 2007. |
Aparece en las colecciones: | Teses, dissertações e produtos pós-doutorado |
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