Skip navigation
Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: http://repositorio.unb.br/handle/10482/11186
Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción Tamaño Formato  
2012_JulioCesarCostaCasaes.pdf8,02 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir
Título : Gestão do conhecimento estratégico aplicada a escritórios de projetos corporativos do Distrito Federal
Autor : Casaes, Júlio César Costa
Orientador(es):: Miranda, Roberto Campos da Rocha
Assunto:: Gestão do conhecimento
Gestão da informação
Conhecimento estratégico
Gestão do conhecimento estratégico
Fecha de publicación : 14-sep-2012
Citación : CASAES, Júlio César Costa. Gestão do conhecimento estratégico aplicada a escritórios de projetos corporativos do Distrito Federal. 2012. x, 149 f., il. Dissertação (Mestrado em Ciência da Informação)—Universidade de Brasília, Brasília, 2012.
Resumen : Esta dissertação trata da aplicabilidade da Gestão do Conhecimento Estratégico (GCE) em Escritório de Projetos Corporativos (EPC) em empresas do Distrito Federal, onde busca identificar o uso do EPC como instrumento de apoio a GCE, a sua influência junto aos estrategistas e decisores, bem como indicar as melhores práticas de Gestão da Informação (GI) e Gestão do Conhecimento (GC) a serem incorporadas a um EPC. A abordagem da pesquisa foi multidisciplinar procurando aproximar as áreas de Ciência GI, GC e Gestão de Projetos. A metodologia utilizada foi a hipotético-dedutiva, realizada com uma pesquisa de campo, do tipo quantitativa e qualitativa, as quais permitiram avaliar as hipóteses vinculadas aos objetivos traçados. Como resultados verificou-se que os EPC realizam a GCE por meio da utilização do Sistema de Aplicação do Conhecimento Estratégico (SACE) e do Sistema de Aquisição e Captura do Conhecimento Estratégico (SACCE), além de serem influenciados pelos Fatores Sistêmicos: TIC, Cultura e Organização; e, Individualidade. Verificou-se também que o Portal Corporativo, Memória Organizacional e Coaching são as práticas de GI e GC mais aplicadas nos EPC. No entanto os gestores dos EPC apontam que Mineração Textual e de Dados, Raciocínio Baseado em Casos e Educação Corporativa sejam práticas necessárias aos EPC. ______________________________________________________________________________ ABSTRACT
This dissertation deals with the applicability of the Knowledge Management Strategy (KMS) in Office Enterprise Project (OEP) companies in the Federal District, which seeks to identify the use of OEP as a tool to support the KMS, its influence with the planners and decision makers and indicate the best practices of Information Management (IM) and Knowledge Management (KM) to be incorporated into an OEP. A multidisciplinary research approach was trying to approximate the areas of GI Science, GC and Project Management. The methodology was based on hypothetical-deductive, carried out field research, quantitative and qualitative types, which allowed the evaluation of hypotheses related to the goals set. As a result it was found that the OEP conduct the KMS by using System Application of Strategic Knowledge (SASK) and System Acquisition and Strategic Knowledge Capture (SASKC), and are influenced by Systemic Factors: ICT, Culture and Organization, and Individuality. It was also the Corporate Portal, Organizational Memory and Coaching are the IG and CG practices applied in the most OEP. However managers indicate that the OEP and Textual Data Mining, Case Based Reasoning and Corporate Education practices are necessary to OEP.
metadata.dc.description.unidade: Faculdade de Ciência da Informação (FCI)
Descripción : Dissertação (mestrado)—Universidade de Brasília, Faculdade de Ciência da Informação, Programa de Pós-graduação em Ciências da Informação, 2012.
metadata.dc.description.ppg: Programa de Pós-Graduação em Ciência da Informação
Aparece en las colecciones: Teses, dissertações e produtos pós-doutorado

Mostrar el registro Dublin Core completo del ítem " class="statisticsLink btn btn-primary" href="/jspui/handle/10482/11186/statistics">



Los ítems de DSpace están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, a menos que se indique lo contrario.