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Título: Transferência de conhecimento e competitividade em destinos turísticos : uma análise comparativa
Autor(es): Thomazine, Jaqueline da Silva
Orientador(es): Hoffmann, Valmir Emil
Assunto: Competitividade
Administração de empresas
Transferência de conhecimento
Data de publicação: 18-Set-2012
Referência: THOMAZINE, Jaqueline da Silva. Transferência de conhecimento e competitividade em destinos turísticos: uma análise comparativa. 2012. 128 f., il. Dissertação (Mestrado em Administração)—Universidade de Brasília, Brasília, 2012.
Resumo: Busca-se analisar a transferência de conhecimento entre empresas aglomeradas territorialmente como fator competitivo no destino turístico de Pirenópolis/GO. Pela Resource-Based View, as organizações competem através do acesso e controle de recursos (BARNEY, 1991). Assim, considera-se que a proximidade espacial e a existência de relações entre as empresas propiciam um contexto favorável à transferência e compartilhamento de recursos. Nesse âmbito, o conhecimento apresenta-se como um recurso estratégico, colocando o fenômeno de sua transferência no foco desta pesquisa. A pesquisa é exploratória e descritiva e a metodologia é quantitativa. Foi aplicado um questionário com sessenta e seis atores representativos dos setores do turismo: público, privado e entidades. Os resultados encontrados para o destino de Pirenópolis/GO são analisados comparativamente aos de Urubici/SC (STACKE, 2008), a partir de análise estatística univariada e multivariada. Conclui-se que há semelhança entre os resultados das cidades e aspectos que evidenciam uma ligação entre a aglomeração e o incremento de competitividade local. As entidades e poder público mostraram-se mais otimistas que o setor privado com os fatores: relacionamentos, suporte institucional, serviços de apoio e trocas de informações no município. Os resultados permitem concluir que há relação entre a transferência de conhecimento entre as instituições aglomeradas em Pirenópolis/GO e a competitividade do destino. _______________________________________________________________________________________ ABSTRACT
The aim is to analyze the transfer of knowledge among companies grouped in the same territory as a competitive factor in the tourist destination of Pirenópolis/GO. According to the Resource-Based View organizations compete through the access and control of resources (BARNEY, 1991). Therefore, it is considered that spatial proximity and relations among companies foster a favorable context for the transference and the sharing of resources. In this framework knowledge presents itself as a strategic resource, placing the phenomenon of its transference as the focus of this research. The study is exploratory and descriptive and the methodology is quantitative. A questionnaire with sixty-six representative actors of the sectors of tourism (public, private and entities) was applied. The results found for Pirenópolis/GO are analyzed and compared to those of Urubici/SC (STACKE, 2008) through univariate and multivariate analysis. The conclusion is that there are similarities between the results of both towns and aspects which show a connection between grouping and the improvement of local competitiveness. The entities and the state have appeared as more optimistic than the private sector regarding the following factors: relations, institutional support, support services and exchange of information in town. The results allow the conclusion that there is a relation between the transfer of knowledge among the grouped institutions in Pirenópolis/GO and the competitiveness in the town.
Informações adicionais: Dissertação (mestrado)—Universidade de Brasília, Programa de Pós-Graduação em Administração, 2012.
Aparece nas coleções:Teses, dissertações e produtos pós-doutorado

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