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Please use this identifier to cite or link to this item: http://repositorio.unb.br/handle/10482/11317
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Title: Popularização da ciência na Semana Nacional de Ciência e Tecnologia : análise crítica de um estudo de caso
Authors: Razuck, Fernando Barcellos
Orientador(es):: Santos, Wildson Luiz Pereira dos
Assunto:: Embrapa
Educação não-formal
Exposições - ciências - estudo e ensino
Issue Date: 2-Oct-2012
Citation: RAZUCK, Fernando Barcellos. Popularização da ciência na Semana Nacional de Ciência e Tecnologia: análise crítica de um estudo de caso. 2012. 277 f., il. Tese (Doutorado em Educação)—Universidade de Brasília, Brasília, 2012.
Abstract: Este trabalho teve como objetivo analisar as exposições realizadas por uma Instituição de Pesquisa durante a Semana Nacional de Ciência e Tecnologia (SNCT) – em Brasília, durante as edições de 2009 e 2010 – visando examinar as metas com relação à atividade de Popularização da Ciência (PC). Busca-se entender como a Ciência e a Tecnologia (C&T) são apresentadas ao público em geral que visita o pavilhão de exposições da Embrapa, com ênfase em seus objetivos – declarados ou ocultos – e as formas como são efetivadas. A pesquisa teve seu foco no planejamento e organização de exposições durante a SNCT, aprofundando o debate entre três temas interligados: a educação não formal – realizada em exposições de C&T –, o ensino de Ciências e a popularização do conhecimento científico. Foi feita, inicialmente, uma revisão sobre o que venha a ser a PC e a educação não formal realizada em museus científicos. Partindo-se da premissa de que a SNCT se trata de uma exposição museológica, a investigação ocorreu por meio de abordagem qualitativa e teve como metodologia a coleta de dados in loco durante as reuniões preparatórias para a SNCT e a exposição em si. Realizou-se observação participante, na qual foram analisados os documentos de planejamento e organização das exposições, objetos e textos presentes na exposição, além de entrevistas com os expositores, organizadores e visitantes. Para isso, foi estudado o processo de recontextualização do conhecimento científico, apresentado na forma de discurso expositivo. A partir da análise qualitativa dos dados, identificou-se os seguintes objetivos na participação da instituição durante a SNCT: 1. formação de recursos humanos (preocupação em despertar o interesse nos visitantes pelas pesquisas); 2. PC (discussão da relevância e impactos positivos das pesquisas na vida do cidadão); e 3. divulgação da imagem institucional (empenho em mostrar a importância da empresa para o país). Apesar de todo empenho e esmero mostrado pela Embrapa durante a sua participação na SNCT, conclui-se que o foco central do seu trabalho foi a divulgação da imagem institucional, em detrimento da realização da PC, o que representa um paradoxo para o próprio evento. Entende-se que novas perspectivas para a educação científica devam ser adotadas, a fim de que o conhecimento científico seja debatido junto ao visitante da SNCT – que se trata em sua maioria de estudantes da Educação Básica – como, por exemplo, por meio da controvérsia científica e da abordagem Ciência, Tecnologia e Sociedade (CTS). Assim são sugeridas ações que poderiam se adotadas pelo Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI) – responsável pela organização da SNCT – visando ampliar os propósitos da PC. _______________________________________________________________________________________ ABSTRACT
This work aimed to analyze the exhibitions held by a Research Institution during the National Week of Science and Technology (NWST) – in Brasilia, during 2009 and 2010 editions – in order to examine the goals with respect to the activity of Popularization of Science (PS). We seek to understand how science and technology (S&T) are presented to the general public visiting the exhibition hall of Embrapa, with emphasis on your goals – declared or hidden – and the ways they are accomplished. The study had its focus on planning and organization of exhibitions during the NWST, deepening the debate between three interconnected themes: non-formal education – exhibitions held in S&T –, the science teaching and popularization of scientific knowledge. Was made an initial review of what will be the PS and non-formal education held in science museums. Starting from the premise that the NWST it is a museum exhibition, research was conducted through a qualitative approach and methodology was to collect data on the spot during the preparatory meetings for the NWST and the exhibition itself. We conducted participant observation, in which we analyzed the documents of planning and organization of exhibitions, objects and texts in the exhibition, as well as interviews with exhibitors, organizers and visitors. For this, we studied the process of recontextualization of scientific knowledge, presented in the form of exhibition discourse. From the qualitative data analysis, we identified the following goals in the institution's participation during the NWST: 1. training of human resources (concern to interest visitors in the research) 2. PS (discussing the importance and positive impacts of research in the life of the citizen), and 3. disclosure of corporate image (commitment to show the importance of enterprise to the country). Despite every effort and care shown by Embrapa for their participation in the NWST, it is concluded that the central focus of his work was the disclosure of corporate image, rather than the performance of PS, which represents a paradox for the event itself. It is understood that new perspectives on science education should be adopted to ensure that scientific knowledge is discussed with the visitor NWST – it is mostly students of basic education – for example, through the dispute scientific approach and the Science, Technology and Society (STS). So are suggested actions that could be adopted by the Ministry of Science, Technology and Innovation (MSTI) – responsible for organizing the NWST – aiming to expand the purposes of the PS.
metadata.dc.description.unidade: Faculdade de Educação (FE)
Description: Tese (doutorado)—Universidade de Brasília, Programa de Pós-Graduação em Educação, 2012.
metadata.dc.description.ppg: Programa de Pós-Graduação em Educação
Appears in Collections:Teses, dissertações e produtos pós-doutorado

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