http://repositorio.unb.br/handle/10482/11442
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
2012_JeaneChagasSousa.pdf | 2,7 MB | Adobe PDF | View/Open |
Title: | A práxis existencial político-pedagógica do educador da EJA |
Authors: | Sousa, Jeane Chagas de |
Orientador(es):: | Reis, Renato Hilário dos |
Assunto:: | Professores - educação continuada - Distrito Federal (Brasil) Educação de jovens e adultos - Distrito Federal (Brasil) |
Issue Date: | 22-Oct-2012 |
Data de defesa:: | 11-Jun-2012 |
Citation: | SOUSA, Jeane Chagas de. A práxis existencial político-pedagógica do educador da EJA. 2012. 155 f., il. Dissertação (Mestrado em Educação)—Universidade de Brasília, Brasília, 2012. |
Abstract: | Este trabalho de pesquisa tem como objetivo desenvolver um exercício da práxis político-pedagógica com os professores da EJA do terceiro segmento de uma escola pública do DF. Busca identificar possíveis transformações que ocorrem nos sujeitos da pesquisa e na pesquisadora, quando se propõe a compor um grupo que age/discute a problemática que envolve a escola e o trabalho do educador da EJA. Tem como fundamentação a linha histórico-cultural como metodologia a pesquisa-ação, pretende desenvolver uma ação de apoio ao trabalho do professor, fazendo um exercício de encontros práxicos, que promovam a ação-reflexão-ação na própria escola. Nesses encontros, discuto com o grupo os problemas coletivamente, e ninguém melhor que o próprio grupo da escola, que está diariamente com os alunos, para identificar, analisar e desencadear ações que venham ao encontro da solução da problemática enfrentada no seu contexto de trabalho. Debatemos questões relevantes, num processo dialógico-dialético de constituição mútua, uma ação-reflexão-ação a partir da experiência e da formação específica de cada professor. Momentos de partilha, de construção coletiva do conhecimento, de encontro de histórias de vida, de trajetórias profissionais em um determinado espaço e local, por isso singular, em que o diálogo, a generosidade de se dar ao outro e receber do outro não só o conhecimento que cada um construiu até aquele momento, mas o seu ser, na sua emoção, motivação, integralidade. Esse exercício da ação-reflexão-ação dá indícios de transformações nos educadores, assim como ocorreu com a pesquisadora durante a pesquisa, pois não passamos um pelo outro sem nada deixar, ou sem nada levar. E isso se deu de forma mais intensa nos encontros práxicos que promoveram um momento dialógico/dialético entre os professores no seu local de trabalho. A pesquisa acompanhou esse processo, esse movimento, esse crescimento mútuo entre os sujeitos, que se enriqueceram um com o outro nesse compartilhar de vidas. ______________________________________________________________________________ ABSTRACT This research work has as goal, to develop an exercise of politic-pedagogical praxis with EJA’s third segment teachers in a public school in DF. It aims to identify possible transformations which occur in the subjects of the research and in the researcher, when it proposes to compose a group that acts/discuss the problem that involves the school and the work of the EJA’s worker. It has as grounding the historic cultural line and as methodology the research-action which intends to develop a support action to the teacher’s work, doing an exercise of meeting praxis that promotes the action-refection-action in the school itself. In these meetings I discuss with group the problems collectively and no one is better than the same group that is daily with the students to identify, analyze and initiate actions which comes to the finding of the solution of the faced problem in their context of work. We debate relevant questions in a dialogical-dialectical process of mutual constitution, an action-reflection-action from the experience and specific formation of mutual of each teacher. Moments, of sharing, of the knowledge’s collective construction, of the encounter of life stories, of professional careers in a specific space and place, by this unique, in which the dialogue and the generosity of giving yourself to the other and receiving from the other not only the knowledge that each one built up to that moment but your emotion, motivation, integrality. This action-reflection-action exercise provokes transformations in the educators as it occurred with the researcher during the research because we do not pass one by other without leaving anything behind or without taking anything. And this was given by the most intense way in the praxis meetings that promoted a dialogical/dialectical moment between the teachers in their work place. The research followed this process, this movement, this mutual growing between the subjects which enhanced themselves one with the other in this sharing of lives. |
metadata.dc.description.unidade: | Faculdade de Educação (FE) |
Description: | Dissertação (mestrado)—Universidade de Brasília, Faculdade de Educação, Programa de Pós-Graduação em Educação, 2012. |
metadata.dc.description.ppg: | Programa de Pós-Graduação em Educação |
Appears in Collections: | Teses, dissertações e produtos pós-doutorado |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.