http://repositorio.unb.br/handle/10482/11599
Fichier | Description | Taille | Format | |
---|---|---|---|---|
2012_CarolineMedeiros.pdf | 763,22 kB | Adobe PDF | Voir/Ouvrir |
Titre: | Formação e inserção profissional dos tecnólogos em radiologia no Sistema Único de Saúde (SUS) do estado de Santa Catarina |
Auteur(s): | Medeiros, Caroline de |
Orientador(es):: | Castioni, Remi |
Assunto:: | Formação profissional Ensino técnico Radiologia Sistema Único de Saúde (Brasil) |
Date de publication: | 8-nov-2012 |
Data de defesa:: | 6-jui-2012 |
Référence bibliographique: | MEDEIROS, Caroline de. Formação e inserção profissional dos tecnólogos em radiologia no Sistema Único de Saúde (SUS) do estado de Santa Catarina. 2012. 128 f., il. Dissertação (Mestrado em Educação)—Universidade de Brasília, Brasília, 2012. |
Résumé: | Este trabalho, caracterizado como estudo de caso, teve por finalidade analisar a formação e inserção do profissional graduado no Curso Superior de Tecnologia (CST) em Radiologia do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Santa Catarina (IF-SC) no Sistema Único de Saúde (SUS). Procurou-se abordar o Sistema Único de Saúde, Formação Profissional, Educação em Saúde e o Instituto Federal de Santa Catarina, referenciais que dão sustentação para estudar os egressos e profissionais da área da Radiologia. A metodologia utilizada fundamentou-se por um método que alia análise qualitativa e quantitativa, com aplicação de questionários aos egressos e profissionais da Radiologia. Nos
resultados foram encontrados 54 egressos e constatou-se que os egressos de Radiologia são predominantes do sexo feminino diferente do perfil dos profissionais entrevistados. Em sua maioria os egressos estão atuando no SUS e relatam ter conhecimentos acerca do SUS, mas na parte qualitativa da pesquisa as respostas mostra muma debilidade acerca dos conhecimentos do SUS, confrontou-se também a formação acadêmica e os conhecimentos adquiridos e informados pelos mesmos, e constatou-se ainda os conhecimentos dos profissionais da Radiologia de um hospital público onde são constadas as mudanças na profissão de radiologia. Na conclusão verificou-se que o conhecimento acerca da importância e princípios do
SUS ainda é incipiente na formação de radiologia, assim, faz-se necessários mais
estudos na área de capacitação e formação profissional dos egressos e profissionais
da Radiologia para melhor aprimoramento da área. ______________________________________________________________________________ ABSTRACT This work, characterized as a case study, aims at examining the inclusion of the professional graduate Degree in Technology (CST) in Radiology at the Federal Institute of Education, Science and Technology of Santa Catarina (SC-IF) in the Unified Health System (SUS). The theoretical framework is a journey through the Unified Health System, Vocational Training and Health Education and the Federal Institute of Santa Catarina, that support these concepts to analyze the graduates and professionals in the field of radiology. The methodology used was based on a method that combines qualitative and quantitative analysis, with application of questionnaires to graduates and professionals of Radiology. The results found 54 graduates and found that graduates of Radiology are predominantly female, 80% of graduates are working in the NHS and even report having knowledge of the SUS, but the qualitative part of research knowledge about the response of the SUS, did not demonstrate knowledge informed by them, also check the knowledge of professionals of Radiology in a public hospital where he is featured in the changes in the profession of radiology. In conclusion we find that knowledge about the importance and principles of the NHS is still incipient in radiology training and stress and suggest further studies in the area of capacity building and training of graduates and professionals in radiology to best improve the area. |
metadata.dc.description.unidade: | Faculdade de Educação (FE) |
Description: | Dissertação (mestrado)—Universidade de Brasília, Faculdade de Educação, Programa de Pós-Graduação em Educação, 2012. |
metadata.dc.description.ppg: | Programa de Pós-Graduação em Educação |
Collection(s) : | Teses, dissertações e produtos pós-doutorado |
Tous les documents dans DSpace sont protégés par copyright, avec tous droits réservés.