Skip navigation
Veuillez utiliser cette adresse pour citer ce document : http://repositorio.unb.br/handle/10482/11604
Fichier(s) constituant ce document :
Fichier Description TailleFormat 
2012_GiovannaMegumiIshidaTedesco.pdf3,14 MBAdobe PDFVoir/Ouvrir
Titre: Transporte rodoviário de cargas : contribuição conceitual e metodológica à análise e classificação de mercados
Autre(s) titre(s): Road freight transport : conceptual and methodological contribution to the classification and analysis of markets
Auteur(s): Tedesco, Giovanna Megumi Ishida
Orientador(es):: Fortes, José Augusto Abreu Sá
Assunto:: Transporte rodoviário de carga
Grandes empresas
Mercadorias
Date de publication: 9-nov-2012
Référence bibliographique: TEDESCO, Giovanna Megumi Ishida. Transporte rodoviário de cargas: contribuição Conceitual e metodológica à análise e classificação de mercados. 2012. xiii, 202 f., il. Tese (Doutorado em Transportes)—Universidade de Brasília, Brasília, 2012.
Résumé: A estrutura de um mercado influencia, em conjunto com aspectos externos, o valor do frete cobrado pelos serviços de Transporte Rodoviário de Cargas (TRC). Dessa maneira, a classificação e a análise dos mercados de TRC são essenciais, tanto para um transportador quanto para o ente regulador. Com o intuito de contribuir para a compreensão das dinâmicas que ocorrem nos mercados de transporte de cargas, esta tese estuda a indústria de Transporte Rodoviário de Cargas no Brasil e propõe uma metodologia para analisar e classificar seus diferentes mercados. Para isso, são adotados os fundamentos da Teoria da Organização Industrial, bastante utilizados para analisar a competição em mercados industriais, porém, menos frequentemente aplicados para classificação de mercados de serviços de transporte. Os resultados da aplicação da metodologia mostram que há distintas situações de concentração de mercados de TRC no Brasil. Foram identificadas, ainda, as principais variáveis relacionadas à concentração destes mercados, resultando em mecanismos para traçar o perfil das empresas dominantes em cada mercado e oferecendo subsídios à estruturação de regulações econômicas e técnicas. _______________________________________________________________________________________ ABSTRACT
The structure of the Market influences together with external aspects the value of freight charged for the services of Road Freight Transport (TRC). Thus, the classification and analysis of TRC markets are essential for both the carrier and for the regulator. In order to contribute to the understanding of the dynamics that occur in freight markets, this thesis studies the industry of Road Freight Transport in Brazil and proposes a methodology for analyzing and classifying its different markets. For this, the fundamentals adopted are the Theory of Industrial Organization, widely used to analyze competition in industrial markets, but less often applied to markets of transport services. The results show that there are distinct concentrations of TRC markets in Brazil. In addition, it was identified the main variables related to the concentration of these markets, resulting in mechanisms to define the profile of the dominant firms in each market and offering subsidies to the structuring of economic and technical regulations.
metadata.dc.description.unidade: Faculdade de Tecnologia (FT)
Departamento de Engenharia Civil e Ambiental (FT ENC)
Description: Tese (doutorado)—Universidade de Brasília, Faculdade de Tecnologia, Departamento de Engenharia Civil e Ambiental, 2012.
metadata.dc.description.ppg: Programa de Pós-Graduação em Transportes
Collection(s) :Teses, dissertações e produtos pós-doutorado

Affichage détaillé " class="statisticsLink btn btn-primary" href="/jspui/handle/10482/11604/statistics">



Tous les documents dans DSpace sont protégés par copyright, avec tous droits réservés.