http://repositorio.unb.br/handle/10482/11622
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2012_GleitondeAzevedo.pdf | 854,79 kB | Adobe PDF | Voir/Ouvrir |
Titre: | Formação e expansão de classes de equivalência : efeito do reforço específico em treinos de pareamento arbitrário e de identidade |
Auteur(s): | Azevedo, Gleiton de |
Orientador(es):: | Melo, Raquel Maria de |
Assunto:: | Comportamento - avaliação Psicologia infantil Psicologia experimental |
Date de publication: | 14-nov-2012 |
Data de defesa:: | 3-aoû-2012 |
Référence bibliographique: | AZEVEDO, Gleiton de. Formação e expansão de classes de equivalência: efeito do reforço específico em treinos de pareamento arbitrário e de identidade. 2012. viii, 60 f. Dissertação (Mestrado em Ciências do Comportamento)—Universidade de Brasília, Brasília, 2012. |
Résumé: | Este estudo investigou o efeito do tipo de treino (pareamento arbitrário e de identidade) e do reforço (comum ou específico) na emergência de relações condicionais, na formação e expansão de classes de equivalência. Seis crianças pré-escolares de quatro anos, organizadas em dois grupos, foram expostas a duas fases experimentais. Os treinos de discriminações condicionais foram realizados na Fase 1 com reforço específico (esferas de cores diferentes) e na Fase 2 com reforço comum (bolas de gude). Para o Grupo 1 foram realizados treinos de pareamento arbitrário auditivo-visual (Treino AB), visual-visual (Treino BC) e de identidade visual-visual (DD) e para o Grupo 2 apenas treinos de identidade (AA, BB, CC e DD). Após os treinos, foram realizados, em extinção, testes de emergência de relações condicionais entre todos os estímulos utilizados nos treinos, inclusive com os estímulos auditivos como comparações e representações visuais dos reforços com função de modelo e comparação, e testes de nomeação. Os resultados mostraram que todos os participantes atingiram os critérios de finalização dos treinos com desempenhos precisos, sendo que na Fase 2 foi necessária a realização de menos treinos. Entretanto, nos testes foi verificada apenas a emergência de algumas relações condicionais e não foram apresentadas respostas orais consistentes com os nomes dos estímulos (palavras ditadas) utilizados nos treinos. Estes resultados sugerem que não houve efeito diferencial do tipo de treino e do reforço, e que, também, o reforço específico não favoreceu a formação e expansão de classes de estímulos. Apesar de não replicar os resultados de estudos anteriores sobre a inclusão do reforço em classes de equivalência, o presente estudo contribui para a identificação de aspectos metodológicos que devem ser levados em consideração nos estudos com crianças, como, por exemplo, a modalidade do reforço, a quantidade de exposição aos treinos e o tipo de teste. ______________________________________________________________________________ ABSTRACT This study investigated the effect of type of training (arbitrary matching and identity) and reinforcement (common or specific) in the emergence of conditional relations, training and expansion of equivalence classes. Six preschool children of four years, organized into two groups, were exposed to two experimental phases. The trainings of conditional discrimination were conducted in Phase 1 with specific reinforcement (balls of different colors) and in Phase 2 with common reinforcement (marbles). For Group 1 were trained arbitrary matching auditory-visual (Training AB), visual-visual (Training BC) and visual-visual identity (DD) and for Group 2 only trained identity (AA, BB, CC and DD). After the training, were conducted, in extinction, emergency tests of conditional relationships between all the stimuli used in training, including auditory stimuli as comparisons and visual representations of reinforcement with role model and comparison, and naming tests. The results showed that all participants met criteria for completion of training with precise performances, and in Phase 2 it was necessary to perform less training. However, in the tests, it was checked only the emergence of some conditional relations, and oral responses presented were not consistent with the names of stimuli (dictated) used in training. These results suggest that there was no differential effect of the type of training and reinforcement; and also specific reinforcement training did not favor the expansion of stimulus classes. Although the results not replicate earlier studies on the incorporation of reinforcement in equivalence classes, this study contributes to the identification of methodological issues which must be taken into account in studies with children, as, for instance, the modality of the reinforcement, amount of exposure to training and test type. |
Description: | Dissertação (mestrado)—Universidade de Brasília, Instituto de Psicologia, Departamento de Processos Psicológicos Básicos, Programa de Pós-Graduação em Ciências do Comportamento, 2012. |
Collection(s) : | Teses, dissertações e produtos pós-doutorado |
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