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Título : Análise de substâncias psicoativas em fluido oral de condutores brasileiros por cromatografia líquida de alta eficiência acoplada à espectrometria de massas (LC-MS/MS)
Autor : Zancanaro, Ivomar
Orientador(es):: Caldas, Eloísa Dutra
Coorientador(es):: Limberger, Renata Pereira
Assunto:: Psicotrópicos
Motoristas - Brasil
Rodovias - Brasil
Fecha de publicación : 21-nov-2012
Citación : ZANCANARO, Ivomar. Análise de substâncias psicoativas em fluido oral de condutores brasileiros por cromatografia líquida de alta eficiência acoplada à espectrometria de massas (LC-MS/MS). 2012. xi, 103 f. il. Dissertação (Mestrado em Ciências da Saúde) —Universidade de Brasília, Brasília, 2012.
Resumen : Este estudo colaborativo foi realizado com objetivo de estimar a prevalência ponderada de substâncias psicoativas (SPA) entre os condutores automotivos brasileiros. Um total de 3397 amostras de fluido oral foi coletado em estradas federais de todas as capitais estaduais e do Distrito Federal, de Agosto/2008 a Setembro/2009. Deste total, 2235 amostras foram analisadas por LC-MS/MS após extração líquido-líquido com acetato de etila:hexano para a determinação simultânea de 32 SPA (anfetaminas, benzodiazepínicos, cocaína, canabinoides, opioides, cetamina e m-CPP) e seus metabólitos. O limite de detecção do instrumento (LOD) foi de 0,26 ou 0,65 ng/mL. A linearidade foi satisfatória entre 0,5-20 ng/mL (R2 = 0,9942-0,9995) e DPR<20% em todos os níveis avaliados. A metodologia foi satisfatoriamente validada para 24 compostos (recuperação entre 50 a 120%, DPR ≤ 20%) no nível de 1,3 ou 13 ng/mL (LLOQ). Supressão iônica devido à interferência da matriz foi <20% para todos 32 compostos, com exceção de ecgonina metil ester e dietilpropiona (>60%). A maioria dos condutores que forneceram as amostras de saliva eram homens (94,4%), entre 18 e 80 anos de idade (média 37,1±11,2). A metade dirigia automóvel, e 29,6% motocicleta. Mais de 10% (236) das amostras foram positivas para pelo menos uma das SPA investigadas (≥ LOD). A classe mais prevalente encontrada nas amostras foi cocaína/metabolitos (6,1%), seguido por anfetaminas (3,2%), benzodiazepínicos (1,7%), canabinoides (1,3%) e opioides (0,4%). Entre as anfetaminas, a anfetamina (provavelmente como metabolito) teve a maior prevalência (1,7%), e entre os benzodiazepínicos, o diazepam (0,7%). Os condutores de moto e carro foram mais associados ao uso de cocaína e cannabis (8.2 e 3.0%, respectivamente), enquanto motoristas de caminhões e ônibus ao uso de anfetaminas. A prevalência do consumo de anfetaminas parece ser maior para os condutores >25 anos e de cocaína e cannabis para motoristas entre 18 e 24 anos de idade. Este estudo contribuiu com importantes informações em relação ao perfil de uso de SPA em estradas de rodagem brasileiras. O governo e demais formuladores de políticas devem considerar a inclusão de testes de SPA em estradas de rodagem, além do álcool, para aumentar a segurança de motoristas e passageiros. _______________________________________________________________________________________ ABSTRACT
This is a collaborative work designed to investigate the prevalence of psychoactive drug (PAD) use among Brazilian drivers. A total of 3397 oral fluid samples were collected on federal roads of all state capitals and the Federal District from August 2008 to September 2009. From this total, 2235 samples were analyzed by LC- MS/MS after liquid-liquid extraction with ethyl acetate:hexane for the determination of 32 PAD (amphetamines, benzodiazepines, cocaine, cannabis, opioids, ketamine and m-CPP) and metabolites. Instrumental limit of detection (LOD) was 0.26 or 0.65 ng/mL. Linearity between 0,5-20 ng/mL was satisfactory (R2 = 0.9942-0.9995) and was RSD<20% at all levels. The method was validated for 24 compounds (extraction recovery 50 to 120%, RSD ≤ 20%) at the level of 1.3 or 13 ng/mL (LLOQ). Ionic suppression due to matrix effects was <20% for all 32 compounds, except for ecgonine methyl ester and dietilpropion (>60%). Most of the drivers who donated samples were men, between 18 and 80 years (mean of 37,1±11,2). About half were driving car and 29.6% motorcycle. Over 10% (236) of the samples were positive for at least one compound analyzed (≥ LOD). The most prevalent PAD class found in the samples was cocaine/metabolites (6.1%), followed by amphetamines (3.2%), benzodiazepines (1.7%), cannabinoids (1.3%) and opioids (0.4%). Among amphetamines, amphetamine (probably as a metabolite) had the highest prevalence (1.7%), and among the benzodiazepines, diazepam (0.7%). Car and motorcycle were more associated with cocaine and cannabis use (8.2 e 3.0%, respectively), while truck and bus drivers with amphetamine use. Prevalence of amphetamine use seemed to be higher for drivers over >25 years and that for cocaine e cannabis for drivers between 18 and 24 years of age. This study brought relevant information over the PDA use profile in Brazilian federal roads. Government and policymakers need to consider the inclusion of roadside drug testing, other than alcohol, to increase the safety of drivers and passengers in Brazilian roads.
metadata.dc.description.unidade: Faculdade de Ciências da Saúde (FS)
Descripción : Dissertação (mestrado)—Universidade de Brasília, Faculdade de Ciências da Saúde, Programa de Pós-Graduação em Ciências da Saúde, 2012.
metadata.dc.description.ppg: Programa de Pós-Graduação em Ciências da Saúde
Aparece en las colecciones: Teses, dissertações e produtos pós-doutorado

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