Skip navigation
Veuillez utiliser cette adresse pour citer ce document : http://repositorio2.unb.br/jspui/handle/10482/11688
Fichier(s) constituant ce document :
Fichier Description TailleFormat 
ARTIGO_MulheresTrajetoriaFaculdade.PDF162,79 kBAdobe PDFVoir/Ouvrir
Titre: Mulheres e trajetórias na Faculdade de Ciências Médicas da Unicamp : vozes singulares e imagens coletivas
Autre(s) titre(s): Women and their careers at Unicamp's Faculty of Medical Sciences : unique voices and collective images
Auteur(s): Montagner, Maria Inez
Montagner, Miguel Ângelo
Assunto:: Mulheres na educação
Mulheres na medicina
Professoras - Brasil
Date de publication: jui-2010
Editeur: Casa de Oswaldo Cruz, Fundação Oswaldo Cruz
Référence bibliographique: MONTAGNER, Maria Inez; MONTAGNER, Miguel Ângelo. Mulheres e trajetórias na Faculdade de Ciências Médicas da Unicamp: vozes singulares e imagens coletivas. História, Ciências, Saúde-Manguinhos, Rio de Janeiro, v. 17, n. 2, jun. 2010. Disponível em: <http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0104-59702010000200007&lng=pt&nrm=iso>. Acesso em: 23 nov. 2012. doi: http://dx.doi.org/10.1590/S0104-59702010000200007.
Résumé: Apresenta resgate histórico e social da trajetória das professoras da Faculdade de Ciências Médicas da Unicamp e suas escolhas pessoais e profissionais, articuladas às suas estratégias sociais. Abordam-se o papel e a posição dessas mulheres no campo acadêmico, como se conformaram seus habiti e como eles se relacionaram com a questão de gênero. A metodologia, qualitativa, baseia-se nos estudos de gênero e da sociologia da ciência e da saúde, com o uso de entrevistas focadas de Merton e da análise de conteúdo de Bardin. As professoras apontaram as representações sociais sobre família, casamento e filhos, a divisão social do tempo do trabalho e a estrutura patriarcal da ciência como elementos de gênero que influenciaram suas trajetórias.
Abstract: This article presents a historical and social rediscovery of the trajectories of women professors at Unicamp's Faculty of Medical Sciences and of their personal and professional choices, in conjunction with their social strategies. It explores their roles and positions in the academic world, how they shaped their habitus, and how the latter related to the gender issue. The theoretical reference for the qualitative methodology employed was taken from studies of gender and of the sociology of science and health, including Merton's focused interviews and Bardin's content analysis. The women identified social representations of family, marriage, and children, the social division of work time, and the patriarchal structure of science as gender elements that influenced their careers.
metadata.dc.description.unidade: Faculdade UnB Ceilândia (FCE)
Curso de Saúde Coletiva (FCE-SC)
Licença:: História, Ciências, Saúde-Manguinhos - Todo o conteúdo deste periódico, exceto onde está identificado, está licenciado sob uma Licença Creative Commons (Attribution-NonCommercial 3.0 Unported (CC BY-NC 3.0)). Fonte: http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_serial&pid=0104-5970&lng=pt&nrm=iso. Acesso em: 23 nov. 2012.
DOI: http://dx.doi.org/10.1590/S0104-59702010000200007
Collection(s) :Artigos publicados em periódicos e afins

Affichage détaillé " class="statisticsLink btn btn-primary" href="/jspui/handle/10482/11688/statistics">



Tous les documents dans DSpace sont protégés par copyright, avec tous droits réservés.