Campo DC | Valor | Idioma |
dc.contributor.author | Nascimento, Wanderson Flor do | - |
dc.date.accessioned | 2013-01-04T17:03:15Z | - |
dc.date.available | 2013-01-04T17:03:15Z | - |
dc.date.issued | 2012-06 | - |
dc.identifier.citation | NASCIMENTO, Wanderson Flor do. Outras vozes no ensino de Filosofia: o pensamento africano e afro-brasileiro. Revista Sul-Americana de Filosofia e Educação, Brasília, n. 18, jun. 2012. Disponível em: <http://seer.bce.unb.br/index.php/resafe/article/view/7049/5571>. Acesso em: 4 jan. 2013. | en |
dc.identifier.uri | http://repositorio.unb.br/handle/10482/11855 | - |
dc.description.abstract | Diante do cenário monológico-ocidental instaurado no ensino de filosofia brasileiro na educação básica, a obrigatoriedade do ensino da história e cultura africanas e afro-brasileiras traz novas possibilidades de diálogo para a ampliação do escopo do currículo do Ensino Médio. A formação docente deve acompanhar a discussão curricular assim como é importante uma reformulação dos horizontes políticos e epistemológicos que sustentam a base de construção dos currículos de filosofia. _________________________________________________________________________________ RESUMEN | en |
dc.description.abstract | Esto artículo intenta problematizar algunas posibilidades desde las cuales se poden hacer convergentes dos demandas recientes en torno de los currículos de filosofía en la enseñanza media brasileña: la obligatoriedad de la enseñanza de la filosofía y la obligatoriedad de la enseñanza de historia y cultura africanas y afro-brasileñas en la enseñanza media. La reflexión acerca de los encuentros posibles entre el pensamiento africano e afro-brasileño puede tornar menos difícil la preparación de futuras/os docentes en filosofía que, delante a la novedad de la exigencia legal tenderán que trabajar con tales conocimientos. | en |
dc.language.iso | Português | en |
dc.publisher | Universidade de Brasília (UnB) | en |
dc.rights | Acesso Aberto | en |
dc.title | Outras vozes no ensino de Filosofia : o pensamento africano e afro-brasileiro | en |
dc.type | Artigo | en |
dc.subject.keyword | Educação - filosofia | en |
dc.subject.keyword | Filosofia | en |
dc.subject.keyword | Professores - formação | en |
dc.subject.keyword | Relações raciais | en |
dc.rights.license | Revista Sul-Americana de Filosofia e Educação (RESAFE) é licenciada sob uma Licença Creative Commons (Attribution-NonCommercial 3.0 Unported (CC BY-NC 3.0)). Fonte: http://seer.bce.unb.br/index.php/resafe/about/editorialPolicies#focusAndScope. Acesso em: 4 jan. 2012. | en |
Aparece nas coleções: | Artigos publicados em periódicos e afins
|