http://repositorio.unb.br/handle/10482/11855
Fichier | Description | Taille | Format | |
---|---|---|---|---|
ARTIGO_OutrasVozesEnsino.pdf | 260,13 kB | Adobe PDF | Voir/Ouvrir |
Titre: | Outras vozes no ensino de Filosofia : o pensamento africano e afro-brasileiro |
Auteur(s): | Nascimento, Wanderson Flor do |
Assunto:: | Educação - filosofia Filosofia Professores - formação Relações raciais |
Date de publication: | jui-2012 |
Editeur: | Universidade de Brasília (UnB) |
Référence bibliographique: | NASCIMENTO, Wanderson Flor do. Outras vozes no ensino de Filosofia: o pensamento africano e afro-brasileiro. Revista Sul-Americana de Filosofia e Educação, Brasília, n. 18, jun. 2012. Disponível em: <http://seer.bce.unb.br/index.php/resafe/article/view/7049/5571>. Acesso em: 4 jan. 2013. |
Résumé: | Diante do cenário monológico-ocidental instaurado no ensino de filosofia brasileiro na educação básica, a obrigatoriedade do ensino da história e cultura africanas e afro-brasileiras traz novas possibilidades de diálogo para a ampliação do escopo do currículo do Ensino Médio. A formação docente deve acompanhar a discussão curricular assim como é importante uma reformulação dos horizontes políticos e epistemológicos que sustentam a base de construção dos currículos de filosofia. _________________________________________________________________________________ RESUMEN Esto artículo intenta problematizar algunas posibilidades desde las cuales se poden hacer convergentes dos demandas recientes en torno de los currículos de filosofía en la enseñanza media brasileña: la obligatoriedad de la enseñanza de la filosofía y la obligatoriedad de la enseñanza de historia y cultura africanas y afro-brasileñas en la enseñanza media. La reflexión acerca de los encuentros posibles entre el pensamiento africano e afro-brasileño puede tornar menos difícil la preparación de futuras/os docentes en filosofía que, delante a la novedad de la exigencia legal tenderán que trabajar con tales conocimientos. |
Licença:: | Revista Sul-Americana de Filosofia e Educação (RESAFE) é licenciada sob uma Licença Creative Commons (Attribution-NonCommercial 3.0 Unported (CC BY-NC 3.0)). Fonte: http://seer.bce.unb.br/index.php/resafe/about/editorialPolicies#focusAndScope. Acesso em: 4 jan. 2012. |
Collection(s) : | Artigos publicados em periódicos e afins |
Tous les documents dans DSpace sont protégés par copyright, avec tous droits réservés.