http://repositorio.unb.br/handle/10482/11871
Fichier | Description | Taille | Format | |
---|---|---|---|---|
ARTIGO_PromocaoEducacaoFisica.pdf | 168,49 kB | Adobe PDF | Voir/Ouvrir |
Titre: | Políticas públicas de esporte e lazer & políticas públicas educacionais : promoção da Educação Física dentro e fora da escola ou dois pesos e duas medidas? |
Autre(s) titre(s): | Public policy for sports and recreation & public policy education : promotion of Physical Education in and out of school or double standards? Políticas públicas para el deporte y recreación y política pública de educación : ¿Promoción de la Educación Física dentro y fuera de la escuela o dos medidas? |
Auteur(s): | Mendes, Alessandra Dias Azevêdo, Paulo Henrique |
Assunto:: | Educação física - crianças Lazer - Brasil Esportes - Brasil Educação física - legislação - Brasil |
Date de publication: | sep-2010 |
Référence bibliographique: | MENDES, Alessandra Dias; AZEVÊDO, Paulo Henrique. Políticas públicas de esporte e lazer & políticas públicas educacionais: promoção da Educação Física dentro e fora da escola ou dois pesos e duas medidas?. Revista Brasileira de Ciência do Esporte, Campinas, v. 32, n. 1, p. 127-142, set. 2010. Disponível em: <http://www.scielo.br/pdf/rbce/v32n1/v32n1a09.pdf>. Acesso em: 10 jan. 2013. |
Résumé: | Comparou-se a histórica precariedade da educação física escolar ao quadro de crescimento das políticas públicas de esporte e lazer, e de projetos sociais esportivos no Brasil. Considerando que o público-alvo é o mesmo, crianças e jovens em idade escolar, mas reconhecendo os objetivos diferenciados, confrontamos esses quadros, buscando questioná-los e explicitar a funcionalidade atribuída ao esporte e ao lazer. Para tanto, realizou-se revisão bibliográfica que permitisse observar o caminho que conduziu aos referidos quadros. Os resultados evidenciaram que, no atual ordenamento sociopolítico-econômico, a utilização do esporte e do lazer ocorre ora como mercadoria, ora como pseudodireito social, haja vista seu uso enquanto aparelho ideológico estatal (dentro e fora da escola). ______________________________________________________________________________________ ABSTRACT Compared the historical weakness of the physical education school to the framework for growth of public policy of sports and leisure, and the social projects of sports in Brazil. Considering that the target audience is the same, children and youth of school age, while recognizing the differing goals, we confront these frames, seeking to question them and explain the functionality attributed to sport and leisure. To this end, we carried out a literature review which allowed us to observe the path that led to those frames. The results showed that in the current socio-political order and economic, the use of sport and leisure occurs sometimes as a commodity, sometimes as pseudo social right, considering its use as an ideological State apparatus (in and out of school). ______________________________________________________________________________________ RESUMEN Comparó el histórico precariedad de la educación física educativa al retrato de crecimiento de políticas públicas de deporte y recreación, proyectos sociales deportivos en Brasil. Teniendo en cuenta que el público objetivo son los mismos, niños y jóvenes en edad escolar, al mismo tiempo que reconoce las metas diferentes, nos enfrentamos a estos retratos para cuestionarlos en búsqueda de explicar la funcionalidad se asigna al deporte y el ocio. Para ello, llevamos a cabo una revisión de la literatura que permiten observar el camino que conducía a estos retratos. Los resultados mostraron que en la actual orden socio-político y económico, la utilización del deporte y el ocio se produce a veces como una mercancía, a veces como pseudo derecho social, considerando su uso como un aparato ideológico del Estado (dentro y fuera de la escuela). |
metadata.dc.description.unidade: | Faculdade de Educação Física (FEF) |
Licença:: | Revista Brasileira de Ciência do Esporte - Todo o conteúdo deste periódico, exceto onde está identificado, está licenciado sob uma Licença Creative Commons (Attribution 3.0 Unported (CC BY 3.0)). Fonte: http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_serial&pid=0101-3289&lng=en&nrm=iso. Acesso em: 10 jan. 2013 |
Collection(s) : | Artigos publicados em periódicos e afins |
Tous les documents dans DSpace sont protégés par copyright, avec tous droits réservés.