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Titre: | Breve histórico da ressignificação da Ayahausca na religião Santo Daime |
Autre(s) titre(s): | Brief history of the reinterpretation of the Ayahuasca beverage in the Santo Daime religion Breve relato de la resignificación de la Ayahuasca en la religión “Santo Daime” |
Auteur(s): | Oliveira, Isabela Lara |
Assunto:: | Santo Daime Ayahuasca (bebida psicoativa) Alucinogenos Religião - história |
Date de publication: | jui-2010 |
Editeur: | Universidade Federal de Santa Catarina |
Référence bibliographique: | OLIVEIRA, Isabela Lara. Breve histórico da ressignificação da Ayahausca na religião Santo Saime. Interthesis, Florianópolis, v. 7, n. 2, p. 316-342, jul./dez. 2010. Disponível em: <http://www.periodicos.ufsc.br/index.php/interthesis/article/view/13472>. Acesso em: 14 jan. 2013. |
Résumé: | A Ayahuasca é um chá com propriedades psicoativas, utilizado milenarmente pela população nativa amazônica. A partir do início do século XX, a população não índia passou a ter contato com a bebida e formaram-se novos contextos de utilização desse chá, além de novos significados para ele. Entre esses contextos encontra-se a religião Santo Daime, uma religião brasileira, cristã, de cultura essencialmente oral. O presente artigo analisa o processo de ressignificação da Ayahuasca nessa religião entre as décadas de 30 e 60. A hipótese que se coloca é que a ressignificação da Ayahuasca no contexto da religião se insere no processo dialético mais amplo de construção social de significados que fundamenta a constituição da religião. Como metodologia foi utilizada a análise do conteúdo das memórias e das histórias orais presentes na religião. A partir dessa análise, observou-se que o processo de ressignificação da Ayahuasca é um evento contínuo, inserido no processo dialético de formação da religião; que inicialmente a bebida era percebida pelos seguidores como uma droga e que foi progressivamente ganhando o significado de sacramento cristão. No presente, delineia-se a construção de outro significado para a bebida: patrimônio histórico e cultural da nação brasileira. ______________________________________________________________________________________ ABSTRACT Ayahuasca is a tea with psychoactive properties that has been used for more than a thousand years by the native population in the region of the Amazon forest. In the early twentieth century, the non-native population came in contact with it and new contexts of use –as well as new meanings for the beverage - were developed. Among these new contexts is the Santo Daime religion, which is a Brazilian Christian religion based on a strong oral tradition. This study analyzes the process of Ayahuasca‟s redefinition within this religion between the 1930s and 1960s. The hypothesis is that the redefinition process fits into a larger dialectical process of social construction of meanings which underlies Santo Daime‟s establishment. This investigation assessed the content of individual memories as well as current folk stories that have been passed on through generations via oral communication. The results indicated that Ayahuasca‟s redefinition process is a continuous event in the dialectical formation of the religion. In addition, it was noted that the beverage was initially perceived by followers as a drug and gradually gained the meaning of a Christian sacrament. Recently, another meaning for the drink is being formed: as a historical and cultural patrimony of the Brazilian nation. ______________________________________________________________________________________ RESUMEN La ayahuasca es una infusión con propiedades psicoactivas, utilizada por la población nativa del Amazonas hace más de mil años. Desde principios del siglo XX, la población no nativa pasó a tener contacto con la bebida y se formaron nuevos contextos de uso de esa infusión, además de nuevos significados para la misma. Entre esos contextos se encuentra el Santo Daime, una religión brasileña, cristiana, de cultura esencialmente oral. El presente artículo analiza el proceso de resignificación de la Ayahuasca en esa religión entre los años 30 y 60. La hipótesis que se plantea es que la resignificación de la ayahuasca en el contexto de la religión se inserta en el proceso dialéctico más amplio de construcción social de significados que fundamenta la constitución de la religión. Como metodología se utilizó el análisis del contenido de las memorias y de las historias orales presentes en la religión. Con este análisis se observó que el proceso de resignificación de la Ayahuasca es un evento continuo insertado en el proceso dialéctico de formación de la religión; que inicialmente la bebida era percibida por los seguidores como una droga y que fue progresivamente adquiriendo el significado de sacramento cristiano. En la actualidad, se destaca la construcción de otro significado para la bebida como un patrimonio histórico y cultural de la nación brasileña. |
metadata.dc.description.unidade: | Faculdade de Comunicação (FAC) Departamento de Audiovisuais e Publicidade (FAC DAP) |
Licença:: | Esta obra foi licenciada com uma Licença Creative Commons (Attribution 3.0 Unported (CC BY 3.0)). Fonte: http://www.periodicos.ufsc.br/index.php/interthesis/about. Acesso em: 14 jan. 2013 |
DOI: | https://dx.doi.org/10.5007/1807-1384.2010v7n2p316 |
Collection(s) : | Artigos publicados em periódicos e afins |
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