http://repositorio.unb.br/handle/10482/11883
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ARTIGO_HistóriaOralOralidade.pdf | 170,3 kB | Adobe PDF | Voir/Ouvrir |
Titre: | História oral, oralidade e audiovisual na construção de relatos de memórias traumáticas |
Auteur(s): | Silva, Dácia Ibiapina da |
Assunto:: | Memória História oral Recursos audiovisuais |
Date de publication: | 2003 |
Editeur: | Associação Brasileira de História Oral |
Référence bibliographique: | SILVA, Dácia Ibiapina da. História oral, oralidade e audiovisual na construção de relatos de memórias traumáticas. História Oral, v. 6, p. 69-94, 2003. Disponível em: <http://revista.historiaoral.org.br/index.php?journal=rho&page=article&op=view&path[]=66&path[]=58>. Acesso em: 10 jan. 2012. |
Résumé: | Ao realizar uma pesquisa sobre as memórias da Guerrilha do Araguaia com moradores da cidade de Palestina do Pará,situada na região onde aconteceu este movimento guerrilheiro no período de 1972 a 1974, a opção por gravar os relatos de memória dos entrevistados em vídeo ou película mostrou-se adequada. A natureza traumática do que estava sendo relatado,bem como a dificuldade que os narradores tinham de verbalizaras dores e perdas sofridas no passado, no tempo da guerrilha,dito por eles como tempo de “sofrimentos” e de “prejuízos”, levou-os a utilizar outras formas de expressão e de comunicação,para além do texto verbal: o olhar, os gestos, as pausas, os silêncios, bem como a repetição de palavras e expressões. A linguagem audiovisual foi capaz de apreendê-las, ampliando assim as possibilidades análise e interpretação dos relatos de memória construídos durante a pesquisa. _________________________________________________________________________________ ABSTRACT On carrying out a research work into the memories of the Araguaia guerrilla warfare among inhabitants of Palestina do Pará, a small city in the region of the struggle that took place between 1972 and 1974, the option to record the accounts of the interviewees on video and film revealed to be an appropriate choice. The traumatic nature of their narrative as well as their in-ability to verbalize their losses and misfortunes at the time of the conflict, a time of “suffering and harm” in their saying, lead them to express and communicate beyond the verbal text: sight, gestures, pauses, silence, repetition of words and expressions. The audiovisual language was capable of apprehending their meanings, widening the scope for analysis and interpretation of the memories built up during the research. |
metadata.dc.description.unidade: | Faculdade de Comunicação (FAC) Departamento de Audiovisuais e Publicidade (FAC DAP) |
Licença:: | História Oral - Este trabalho está licenciado sob uma Licença Creative Commons (Attribution 3.0 Unported (CC BY 3.0)). Fonte: http://revista.historiaoral.org.br/index.php?journal=rho&page=article&op=view&path[]=66&path[]=58. Acesso em: 10 jan. 2012. |
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