Skip navigation
Veuillez utiliser cette adresse pour citer ce document : http://repositorio.unb.br/handle/10482/11971
Fichier(s) constituant ce document :
Fichier Description TailleFormat 
2012_AmandaCorreaPatriarca.pdf539,63 kBAdobe PDFVoir/Ouvrir
Titre: A decadência ideológica contemporânea e a educação física : as incidências sobre a pós-graduação
Auteur(s): Patriarca, Amanda Corrêa
Orientador(es):: Húngaro, Edson Marcelo
Assunto:: Educação física - pesquisa
Educação física - pós-graduação
Ideologia - pós-modernismo
Date de publication: 28-jan-2013
Référence bibliographique: PATRIARCA, Amanda Corrêa. A decadência ideológica contemporânea e a educação física: as incidências sobre a pós-graduação. 2012. 155 f. Dissertação (Mestrado em Educação Física)—Universidade de Brasília, Brasília, 2012.
Résumé: Este trabalho se configura como uma revisão de literatura com pesquisa documental e debate teórico acerca da avaliação da Pós-Graduação em Educação Física, balizado pela análise da trajetória ideológica da burguesia. Buscamos compreender o Projeto da Modernidade – fase ascendente do pensamento burguês – e o que tem sido defendido como a “Agenda Pós-Moderna” –, entendendo que esta é a expressão atual da decadência ideológica da burguesia, em viés irracionalista. Compartilhamos com Coutinho (2010) a noção de que a decadência ideológica se divide em dois vieses, o do irracionalismo e o da “miséria da razão”. Para melhor compreendermos a relação entre essa decadência ideológica e a avaliação da pós-graduação, buscamos a mediação com os critérios que balizam essa avaliação, bem como, com as análises que os professores credenciados aos programas têm feito em relação ao tema. Não tivemos a pretensão de apontar caminhos conclusivos, mas apresentar o problema para levantar o debate, buscando, a partir da batalha das ideias, uma maturação e um posicionamento crítico frente ao problema da produção científica da Educação Física. _______________________________________________________________________________________ ABSTRACT
This work is configured as a literature review with documentary research and theoretical debate about the assessment of Graduate in Physical Education, buoyed by analyzing the ideological trajectory of the bourgeoisie. We seek to understand the Project of Modernity - ascending phase of bourgeois thought - and that has been advocated as the "Agenda Postmodern" - believes that this is the current expression of the decadence of bourgeois ideological, irrational bias. We share with Coutinho (2010) the notion that the decay is divided into two ideological biases, and the irrationalism of the "misery of reason." To better understand the relationship between this ideological decadence and evaluation of graduate education, we seek mediation with the criteria that guide this assessment, as well as with the analyzes that teachers accredited programs have done on the topic. We did not have the pretension to point out ways conclusive, but present the problem to raise the debate, seeking from the battle of ideas, a maturation and a critical problem facing the scientific output of Physical Education.
metadata.dc.description.unidade: Faculdade de Educação Física (FEF)
Description: Dissertação (mestrado)—Universidade de Brasília, Faculdade de Educação Física, Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Educação Física, 2012.
metadata.dc.description.ppg: Programa de Pós-Graduação em Educação Física
Collection(s) :Teses, dissertações e produtos pós-doutorado

Affichage détaillé " class="statisticsLink btn btn-primary" href="/jspui/handle/10482/11971/statistics">



Tous les documents dans DSpace sont protégés par copyright, avec tous droits réservés.