http://repositorio.unb.br/handle/10482/12077
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
ARTIGO_FiandeirasCotidianoAlinhavo.pdf | 140,15 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Título: | Fiandeiras do cotidiano : um alinhavo de saberes pessoais e profissionais nas tramas da educação |
Outros títulos: | The hilanderas of the daily one : a basting to know staffs and professionals in the trams of the education |
Autor(es): | Ribeiro, Ormezinda Maria |
Assunto: | Professores alfabetizadores Alfabetização Professores - formação |
Data de publicação: | Mai-2008 |
Editora: | Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacinais Anísio Teixeira - INEP |
Referência: | RIBEIRO, Ormezinda Maria. Fiandeiras do cotidiano: um alinhavo de saberes pessoais e profissionais nas tramas da educação. Revista Brasileira de Estudos Pedagógicos, Brasília, v. 89, n. 222, maio/ago. 2008. Disponível em: <http://rbep.inep.gov.br/index.php/RBEP/article/view/1290>. Acesso em: 8 fev. 2013. |
Resumo: | Analisa as memórias discursivas de um grupo de professores matriculados em um curso de formação continuada ministrado pelo Centro de
Formação Permanente de Professores, em Uberaba, MG. Buscou-se a concepção que os professores têm atualmente do que é ser criança e ser professor. Por meio de diferentes formas de linguagem, os professores alfabetizadores participantes da pesquisa expressaram-se oferecendo elementos
para a compreensão das experiências que subjazem às suas práticas pedagógicas. Numa análise preliminar, privilegiou-se a importância da reflexão que o professor faz consigo mesmo, considerando seus saberes
pessoais como ponto de partida para a compreensão de seus saberes profissionais, uma vez que esse tema foi considerado de alta relevância nas discussões em classe, tendo em vista a ênfase a ele dada pelos professores-cursistas. ____________________________________________________________________________________________________________________ ABSTRACT This article analyzes the discursive memories of a group of teachers, enrolled in a continuing education course, ministered by the Professors Permanent Formation Center at Uberaba, MG. We tried to find out what teachers think it is to be a child and to be a teacher, nowadays. By many different forms of language, the primary school teachers who participated of this research had expressed themselves offering elements for the experiences understanding what is behind their pedagogical practices/skills. In a preliminary analysis, the importance of the teacher reflection was privileged, considering his/her personal knowledge as the starting point for the understanding of his/her professional knowledge, once this subject was considered of high relevance in the classroom discussions, in view of the emphasis gave by the teachers-students to it. |
Licença: | Revista Brasileira de Estudos Pedagógicos – RBEP – A reprodução total ou parcial dos artigos desta revista é permitida desde que citada a fonte de publicação original. Fonte: http://www.rbep.inep.gov.br/index.php/RBEP/about/submissions#copyrightNotice. Acesso em: 7 fev. 2013 |
Aparece nas coleções: | Artigos publicados em periódicos e afins |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.