http://repositorio.unb.br/handle/10482/12133
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
ARTIGO_GraduacaoMuseologiaSignifcados.pdf | 596,76 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Título: | Graduação em Museologia : significados, opções e perspectivas |
Autor(es): | Alvares, Lillian Maria Araújo de Rezende |
Assunto: | Museologia Museus Interdisciplinaridade |
Data de publicação: | Jan-2012 |
Editora: | Programa de Pós-Graduação em Ciência da Informação - (PPGCInf) da da Universidade de Brasília - UnB |
Referência: | ALVARES, Lilian. Graduação em Museologia: significados, opções e perspectivas. Revista Museologia & Interdisciplinaridade, Brasília, v. 1, n. 1, jan./jul. 2012. Disponível em: <http://seer.bce.unb.br/index.php/museologia/article/view/6855>. Acesso em: 19 fev. 2013. |
Resumo: | Apresenta o Curso de Bacharelado em Museologia da Universidade de Brasília. Destaca que a primeira tentativa de implantar a graduação data de 1964, seguida por outras duas iniciativas de capacitação na área, em 1988 e em 1991. Somente com o Programa de Reestruturação das Universidades (Reuni), enfim foi concebida a graduação, a partir do consórcio interdisciplinar entre a Faculdade de Ciência da Informação e os Departamentos de Antropologia, de Artes Visuais e de Historia. Dentre as perspectivas que se avizinham ao aprendizado em Museologia o artigo trata das questões centrais dos novos modelos de aprendizagem, a responsabilidade cultural, a identidade nacional, as tecnologias da informação e a convergência entre arquivos, bibliotecas e museus. ________________________________________________________________________________________________________________ ABSTRACT Describes the implemmentation of the Bachelor Degree in Museology at the University of Brasilia. Reports on its´ history, which first, frustrated, initiative was in 1964, and that had two other previous attempts, in 1988 and 1991. However, only with the support of the Programme directed to the restructuring of Universities, led by the Brazilian Ministry of Education (Reuni), it was possible to effectively implemment the course. It constituted a joint and multidisciplinary effort among the following academicinstitutions of the University of Brasilia: Faculty of Information Science; and the Departments of Antropology, Visual Arts and History. The present article also stresses some directives which underline thelearning proposition of the course: cultural responsibility, national identity, full use of information and communication technologies, and the convergence between archives, libraries and museums. |
Unidade Acadêmica: | Faculdade de Ciência da Informação (FCI) |
Licença: | Revista Museologia & Interdisciplinaridade está licenciado sob uma licença Creative Commons Atribuição-Uso não-comercial-Vedada a criação de obras derivadas 3.0 Unported.(Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Unported (CC BY-NC-ND 3.0)). Fonte: http://seer.bce.unb.br/index.php/museologia/about/contact. Acesso em: 19 fev. 2013. |
Aparece nas coleções: | Artigos publicados em periódicos e afins |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.